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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Matemática na educação do campo: Um estudo de caso no curso Procampo – URCA
Autor: Lima, Samya de Oliveira 
Primeiro orientador: Menezes, Marcus Bessa de
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Segundo membro da banca: Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de
Resumo: Neste trabalho objetivou-se analisar o ensino de Matemática no curso Procampo – URCA, na perspectiva do Projeto Pedagógico do curso e dos discentes matriculados no Curso Ciências da Natureza e Matemática. Em termos específicos buscou-se identificar se o conteúdo matemático visto no curso está sendo contextualizado com o conhecimento matemático dos educandos oriundos do campo? A Educação do Campo conforme definido pela legislação brasileira deve ser específica e emancipatória mediante as expressões sociais, culturais e politica de cada sujeito. Discussões recentes na área da Educação do Campo apontam a importância de fomentar nos processos de ensino e aprendizagem o protagonismo dos educandos por meio de situações didáticas que incluam as dimensões sociais, culturais e políticas existentes nos diferentes contextos desses sujeitos. Assim, os aportes teóricos utilizados neste estudo se baseiam em teorizações vinculadas a discussões sobre o ensino e aprendizagem de Matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Quando os sujeitos vivenciam uma aprendizagem com significados social e culturalmente contextualizados da Matemática amplia-se uma reflexão crítica, de modo a favorecer o entendimento de conteúdos e de sua aplicabilidade na vida cotidiana. A abordagem metodológica se configurou um estudo de caso com característica etnográfico. É pautada numa abordagem qualitativa, na perspectiva da Etnomatemática. A pesquisa foi realizada na Universidade Regional do Cariri – Urca, com a participação de 18 discentes do curso, durante a realização da investigação, sendo estruturada em três momentos: observação participante, aplicação do questionário e as entrevistas semi-estruturadas. Identificamos neste estudo que os professores do curso não tiveram formação inicial para o trabalho com a Educação do Campo. Além disso, revelou-se a necessidade sentida pelos sujeitos de uma formação pautados em suas vivências. Os resultados apresentam que o curso de Licenciatura em Educação do Campo, instância responsável pela formação científica dos futuros educadores não tem exercido a valorização das vivências e das experiências cotidianas no processo de ensino e aprendizagem matemática. Espera-se que estes estudos sobre ensinar Matemática nos cursos de Licenciatura do Campo possam contribuir para uma reflexão acerca do processo de formação desses educandos. A valorização das vivências, das experiências cotidianas e dos sonhos, reconhecendo o sujeito em seu espaço, em suas raízes, sua cultura, seus conhecimentos, seus desejos, para dar “voz” e “vez” e resgatar nos discentes o seu direito à cidadania, com a finalidade de termos uma sociedade com mais oportunidades e menos desigualdades.
Abstract: This work aimed to analyze the teaching of Mathematics in the course Procampo - URCA, in the perspective of the Pedagogical Project of the course and the students enrolled in the Course of Natural Sciences and Mathematics. In specific terms, it was tried to identify if the mathematical content seen in the course is being contextualized with the mathematical knowledge of the students coming from the field? Field Education as defined by Brazilian legislation should be specific and emancipatory through the social, cultural and political expressions of each subject. Recent discussions in the area of Field Education point to the importance of fostering in teaching and learning processes the protagonism of learners through didactic situations that include the social, cultural and political dimensions existing in the different contexts of these subjects. Thus, the theoretical contributions used in this study are based on theories linked to discussions about the teaching and learning of Mathematics in the Course of Licenciatura in Education of the Field. When subjects experience learning with socially and culturally contextualized meanings of mathematics, a critical reflection is extended, in order to favor the understanding of contents and their applicability in everyday life. The methodological approach consisted of a case study with ethnographic characteristics. It is based on a qualitative approach from the Ethnomathematics perspective. The research was carried out at the Regional University of Cariri - Urca, with the participation of 18 students of the course during the research, being structured in three moments: participant observation, questionnaire application and semi - structured interviews. We identified in this study that the teachers of the course did not have initial training to work with the Field Education. In addition, the need felt by the subjects of a formation based on their experiences was revealed. The results show that the course in Licentiate in Field Education, responsible for the scientific training of the future educators, has not exerted the valorization of the experiences and daily experiences in the process of teaching and mathematical learning. It is hoped that these studies about teaching Mathematics in the courses of Field Degree can contribute to a reflection about the process of formation of these students. Recognizing the subject in his space, his roots, his culture, his knowledge, his desires, to give "voice" and "time" and to rescue in students his right to citizenship , with the purpose of having a society with more opportunities and less inequalities.
Palavras-chave: Educação do Campo
Etnomatemática
Educação Matemática
Educação rural
Field Education
Ethnomathematics
Mathematical Education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: LIMA, S. de O. Ensino de Matemática na educação do campo: Um estudo de caso no curso Procampo – URCA. 2017. 105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3232
Data de defesa: 19-Dez-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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