Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3206
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jogo como recurso para o ensino de Biologia: Análise de uma prática realizada com alunos de Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba
Autor: Alves, Raissa Mirella Meneses 
Primeiro orientador: Geglio, Paulo César
Primeiro membro da banca: Dias, Marcia Adelino da Silva
Segundo membro da banca: Guimarães, Andreia de Sousa
Resumo: Neste trabalho propomos a utilização do jogo pedagógico como recurso no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Consideramos que o uso do recurso dos jogos configura uma metodologia na qual os alunos tornam-se os protagonistas do processo de aprendizagem, estimulando o interesse deles em aprender e participar ativamente do processo. Assim, a pergunta de investigação que norteia esse trabalho é expressa da seguinte forma: como o jogo, utilizado como um recurso pedagógico, contribui para o processo de aprendizagem dos conteúdos de biologia? Nosso objetivo é desvelar a maneira como o jogo auxilia na aprendizagem dos alunos em conteúdos de biologia. Em razão desse questionamento, elaboramos jogos pedagógicos que foram aplicados a um grupo de alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande-PB. Ao todo foram desenvolvidos três jogos a respeito do conteúdo do Sistema Digestório Humano que foi escolhido de acordo com a sequência didática do professor da turma. Para a coleta dos dados observamos as aulas com o uso de jogos, ministradas pelo professor de Biologia responsável pela turma, aplicamos um questionário (pré-teste e pós-teste) com os alunos que abordava o conteúdo trabalhado com o intuito de verificar a contribuição do jogo pedagógico na aprendizagem em conteúdos de biologia, e aplicamos um questionário de opinião com o professor e com os alunos, a respeito do uso do jogo como um recurso pedagógico e como ele contribui para o ensino e a aprendizagem de biologia. Os resultados revelaram que os jogos utilizados contribuíram para a aprendizagem dos alunos acerca do conteúdo trabalhado, isso ficou explícito ao compararmos as respostas oferecidas nos questionários pré-teste e pós-teste. Além disso, os dados obtidos através dos questionários de opinião revelaram a satisfação dos alunos e do professor em relação à utilização do jogo como um recurso pedagógico para o ensino e a aprendizagem de conteúdos da biologia. Assim, destacamos a importância do jogo pedagógico como um recurso que apresenta a potencialidade de favorecer a aprendizagem dos alunos em conteúdos de biologia, motivando-os a participar ativamente das aulas e possibilitando a atividade em grupo e o constante diálogo entre eles e o professor.
Abstract: In this work the use of a pedagogical game as a resource in the process of teaching and learning the contents of Biology was proposed. It is considered that the use of the game resource constitutes a methodology in which students become the protagonists of the learning process, stimulating their interest in learning and actively participating in the process. Thus, the research question that guides this work is expressed in the following way: how do es a game, used as a pedagogical resource, contribute to the learning process of biology contents? The intention of this work is to discover a way in which the game assists students in learning biology content. Due to this questioning, pedagogical games were developed and applied to a group of high school students from a public school located in the city of Campina Grande-PB. In all, three games were developed regarding the content of the Human Digestive System that was chosen per the didactic sequence of the class teacher. In order to collect the data classes using games were observed the, taught by the biology teacher responsible for the class, a questionnaire was applied (pre-test and post-test) with the students that was about the taught content in order to verify the contribution of the pedagogical game in learning biology content, and an opinion questionnaire was taken by the teacher and the students about the use of the game as a pedagogical resource and how it contributes to teaching and learning of biology. The results revealed that the games used contributed to the students' learning about the content, this was explicit when comparing the answers offered in the pre-test and post-test questionnaires. In addition, the data obtained through the opinion questionnaires revealed the satisfaction of the students and the teacher regarding the use of the game as a pedagogical resource for teaching and learning the contents of biology. Thus, the importance of pedagogical games as a resource that presents the potential to favor students' learning in biology contents is emphasized, motivating them to participate actively in the classes and enabling group activity and constant dialogue between the students and the teacher.
Palavras-chave: Jogo pedagógico
Ensino de Biologia
Recursos didáticos
Aprendizagem
Teaching Biology
Learning
Pedagogical Game
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ALVES, R. M. M. O jogo como recurso para o ensino de Biologia: Análise de uma prática realizada com alunos de Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba. 2017. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3206
Data de defesa: 5-Abr-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Mirella Meneses Alves.pdfPDF - Raissa Mirella Meneses Alves38.2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.