Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHermenegildo, Késia de Mélo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7633519576578123por
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fatima Castro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Angelo, Cristiane Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6611423874164067por
dc.date.accessioned2019-03-14T19:06:44Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.citationHERMENEGILDO, K. de M. Os saberes da formação inicial do professor para a integração da investigação em Matemática com recursos da geometria dinâmica. 2017. 139f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3199-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo discutir os saberes da formação inicial do professor de Matemática a partir da proposta da Investigação Matemática integrada ao uso de recurso de Geometria Dinâmica. Como suporte teórico e metodológico nos apoiamos em Tardif (2011) que trata dos saberes docentes; em Borba, Silva e Gradanidis (2014) sobre Tecnologias Digitais, e em Ponte, Brocado e Oliveira (2009) sobre a Investigação Matemática. Em termos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, na modalidade de pesquisa pedagógica na qual o pesquisador realiza investigações sobre o fazer pedagógico em sala de aula (SAMPIERRI et al,2013). Para o alcance do objetivo citado, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu em etapas: 1) Análise da proposta curricular PPC e levantamento diagnóstico com estudantes pré-concluintes da Licenciatura em Matemática da UFPB, UFCG e UEPB a respeito dos conhecimentos sobre o GeoGebra e da utilização do mesmo em situações de formação na Licenciatura; 2) Construção de uma atividade investigativa envolvendo o Teorema de Pitágoras com suporte no software GeoGebra; 3) Levantamento diagnóstico da turma de concluintes da UEPB e desenvolvimento da proposta nesta turma; 4) Avaliação dos relatórios de investigação feitos pelos Licencinados; 5) Entrevista com um professor da Licenciatura em Matemática da UEPB sobre os saberes mobilizados no que diz respeito à compreensão e significado da proposta para a formação do professor, bem como contribuições da proposta para o ensino e aprendizagem da Matemática. A análise dos dados, no que diz respeito aos critérios de avaliação do relatório, nos permitiu observar, principalmente, a fragilidade dos futuros professores em relação aos saberes matemáticos do Teorema de Pitágoras, bem como a linguagem e a comunicação deficientes sobre suas estratégias e processos de raciocínio desenvolvidos na investigação. Portanto, podemos concluir que mesmo alunos concluintes estes necessitam aprofundar seus saberes a fim de no futuro desenvolver propostas como esta. Como resultdo da pesquisa, saberes específicos sobre como desenvolver a investigação matemática (saber profissoinal) e disciplinar (conceitos, estratégias e comunicação em matemática) devem ser melhor explorados nos cursos de Licenciatura.por
dc.description.abstractThis research aims to discuss the knowledge of Mathematics teachers from the proposal of Mathematical Research integrated to the use of systems of Dynamic Geometry considering their initial formation. As a theoretical and methodological support, we rely on Tardif (2011), which deals with teaching knowledge; In Borba, Silva and Gradanidis (2014) on Digital Technologies, and Ponte, Brocado and Oliveira (2009) on Mathematical Research. In methodological terms, this research is of a qualitative nature, in the modality of pedagogical research in which the researcher carries out investigations about the pedagogical doing in the classroom (SAMPIERRI et al, 2013). In order to achieve this objective, the research was carried out in stages: 1) Analysis of the PPC as a curricular proposal and diagnostic assessment with pre-final students in their training courses from UFPB, UFCG and UEPB regarding knowledge about GeoGebra software and use of it; 2) Construction of an investigative activity involving the Pythagorean Theorem with support in GeoGebra software; 3) Diagnostic assessment of the UEPB graduating class and proposal development in this class; 4) Evaluation of research reports made by the Licensed; 5) Interview with a professor of the of the UEPB about the knowledge mobilized with respect to the understanding and meaning of the proposal for the formation of the teacher, as well as contributions of the proposal for the teaching and learning of Mathematics. The analysis of the data, with respect to the evaluation criteria of the report, allowed us to observe, mainly, the weakness of the future teachers in relation to the mathematical knowledge of the Theorem of Pitágoras, as well as the deficient language and communication about its strategies and processes developed in research. Therefore, we can conclude that even these students need to deepen their knowledge in order to develop proposals like this in the future. As a result of the research, specific knowledge about how to develop mathematical research (professional knowledge) and disciplinar (concepts, strategies and communication in mathematics) should be better explored in the training courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-02-22T14:02:25Z No. of bitstreams: 1 PDF - Késia de Mélo Hermenegildo.pdf: 47346506 bytes, checksum: c551579661d79cbcc4b27a4eaea5ca21 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-03-14T19:06:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Késia de Mélo Hermenegildo.pdf: 47346506 bytes, checksum: c551579661d79cbcc4b27a4eaea5ca21 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T19:06:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Késia de Mélo Hermenegildo.pdf: 47346506 bytes, checksum: c551579661d79cbcc4b27a4eaea5ca21 (MD5) Previous issue date: 2017-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7674/PDF%20-%20K%c3%a9sia%20de%20M%c3%a9lo%20Hermenegildo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInvestigação Matemáticapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectGeometria dinâmicapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleOs saberes da formação inicial do professor para a integração da investigação em Matemática com recursos da geometria dinâmicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Késia de Mélo Hermenegildo.pdfPDF - Késia de Mélo Hermenegildo46.24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.