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Tipo do documento: Dissertação
Título: Impacto de uma intervenção com vídeo game ativo no perfil cardiometabólico de adolescentes com excesso de peso: Um estudo de intervenção
Autor: Aires, Yggo Ramos de Farias 
Primeiro orientador: Medeiros, Carla Campos Muniz
Primeiro membro da banca: Carvalho, Danielle Franklin de
Segundo membro da banca: Silva, Alexandre Sérgio
Resumo: INTRODUÇÃO: A obesidade é considerada uma doença crônica não transmissível com importante impacto na Saúde Pública, uma vez que apresenta um comportamento epidêmico e a sua multicausalidade dificulta o seu controle. Além disso, essa condição é responsável por custos direitos e indiretos para o sistema público de saúde. Entre os fatores responsáveis pela obesidade, pode-se destacar a inatividade física que ascendeu devido as novas tecnologias. Pesquisas realizadas com escolares revelam: baixa frequência de adolescentes ativos e prevalências significativas de sobrepeso/obesidade. Estudos têm usado o vídeo game ativo como uma ferramenta para aumentar a atividade física entre os indivíduos. Ele constitui uma modalidade de jogo que estimula a realização de atividade física, possibilitando aumento do gasto energético, do nível de atividade física e melhora do perfil cardiometabólico. OBJETIVO: Avaliar o impacto da tecnologia do vídeo game ativo, no perfil cardiometabólico de adolescentes escolares com sobrepeso ou obesidade. MÉTODOS: Estudo de intervenção, quase experimental, envolvendo 48 adolescentes, entre 15 e 19 anos, de duas escolas públicas do município de Campina Grande-PB. A amostra foi composta por todos os adolescentes com sobrepeso ou obesidade que aceitaram participar do estudo e que estavam dentro dos critérios de elegibilidade da pesquisa. Utilizou-se para intervenção a plataforma XBOX 360 e o jogo just dance. A intervenção foi realizada em salas selecionadas nas escolas para esse fim. Os adolescentes, em grupo de quatro participantes, foram submetidos a atividade física por meio do vídeo game ativo três vezes por semana, sendo 50 minutos por sessão, totalizando 150 minutos de atividades semanais, por um período de oito semanas. Os adolescentes foram avaliados no ponto inicial (semana 0) e após o período de intervenção, sendo coletado informações quanto ao nível de atividade física (IPAQ), pressão arterial sistêmica, variáveis antropométricas (peso, estatura e circunferência de abdômen) frequência cardíaca de repouso e exames bioquímicos (colesterol total, HDL-c, LDL-c, triglicerídeos, PCRus, glicemia em jejum, HbA1C, insulina). Foram coletados somente no início da intervenção as informações sóciodemograficas e econômicas e durante a mesma, foi verificado a frequência cardíaca de treino para quantificação da intensidade do exercício. Para avaliar a intensidade do exercício foi utilizada a fórmula de Karvonen, sendo considerado para classificação do exercício moderado o valor contido no intervalo de 61 até 80% da frequência cardíaca máxima. Para avaliação da associação da intervenção com a melhora do perfil cardiometabólico, foi realizado o teste t-student pareado para as variáveis de distribuição normal e o teste de Wilcoxon para as variáveis de distribuição não normal. A verificação da normalidade das variáveis foi através do teste de Komogorov-Smirnov. Foi realizado ainda o Teste de Mcnemar, para verificar se houve mudanças significativas após a intervenção no nível de atividade física na população. Por fim, foi realizado ainda um teste de correlação para verificar se as mudanças significativas do perfil lipídico foram devidos a frequência dos adolescentes na intervenção. As análises foram realizadas no SPSS, versão 22.0, e foi adotado um nível de significância de 5%. RESUTADOS: Dos adolescentes selecionados, a maioria tinha sobrepeso (70,80%) e era do sexo feminino (60,40%). Durante a intervenção a intensidade do exercício foi do tipo moderado. Verificou-se após a intervenção aumento no número de adolescentes ativos (p=0,022), redução do colesterol total (p=0,037) e LDL-c (p=0,002); aumento no HDL-c (p<0,001); Não houve correlação entre a frequência às atividades físicas e as variações no colesterol total, HDL-c e LDL-c (p=0,673; p=0,419; p= 0,363, respectivamente). CONCLUSÕES: O vídeo game ativo equiparou-se a uma atividade física do tipo moderada, sendo efetivo para o aumento do nível de atividade física em adolescentes com sobrepeso ou obesos. O estudo apresentou mudanças importantes no perfil lipídico. Esse resultado sugere que o vídeo game ativo pode ser implantado no ambiente escolar com objetivo de melhorar o perfil cardiometabólico de adolescentes obesos/sobrepeso.
Abstract: INTRODUCTION: Obesity is considered a chronic non-communicable disease with an important impact on public health, since it presents an epidemic behavior and its multi-causality makes it difficult to control it. In addition, this condition is responsible for both indirect and indirect costs to the public health system. Among the factors responsible for obesity, we can highlight the physical inactivity that increased due to the new technologies. Research done with school children reveals: low frequency of active adolescents and significant prevalences of overweight/obesity. Studies have used active video game as a tool to increase physical activity among individuals. The active video game is a game modality that stimulates the accomplishment of physical activity, allowing an increase in energy expenditure, physical activity level and improvement of the cardiometabolic profile. OBJECTIVE: Evaluate the impact of active video game technology on the cardiometabolic profile of overweight or obese school adolescents. METHODS: Intervention study, almost experimental, involving 48 adolescents, aged 15 to 19 years, from two public schools in the city of Campina Grande-PB. The sample consisted of all overweight or obese adolescents who accepted to participate in the study and who were within the eligibility criteria of the research. The XBOX 360 platform and the Just Dance game were used for intervention, since this game allows the individual to achieve a moderate intensity of exercise. The intervention was performed in selected rooms in schools for this purpose. The adolescents, in a group of four participants, underwent physical activity through active video game three times a week, being 50 minutes per session, totaling 150 minutes of weekly activities, for a period of eight weeks. The adolescents were evaluated at the starting point (week 0) and after the intervention period, and information was collected on the level of physical activity, systemic blood pressure, anthropometric variables (weight, height and waist circumference) resting heart rate and biochemical tests (total cholesterol, HDL, triglycerides, CRP, fasting glycemia, HbA1C, insulin). Only the socio-demographic and economic information was collected at the beginning of the intervention, during which it was verified the heart rate of training to quantify the intensity of the exercise. Karvonen formula was used to evaluate exercise intensity, and the value contained in the range of 61 to 80% of maximal heart rate was considered for moderate exercise classification. To evaluate the association of the intervention with the improvement of the cardiometabolic profile (total cholesterol, HDL-c, LDL-c, triglycerides, fasting glucose, fasting insulin, HbA1c, body mass index and abdominal circumference), it was performed the test t-student paired for the normal distribution variables and the Wilcoxon test for non-normal distribution variables. The verification of the normality of the variables was through the Komogorov-Smirnov test. The McNemar test was also performed to verify if there were significant changes after the intervention in the level of physical activity in the population. Finally, a correlation test was performed to verify if significant changes in the lipid profile were due to the frequency of the adolescents in the intervention. The analyzes were performed in SPSS, version 22.0, and a significance level of 5% was adopted. RESULTS: Of the adolescents selected, the majority were overweight (70.80%) and were female (60.40%). During the intervention, the intensity of the exercise was moderate. After the intervention it was verified an increase in the number of active adolescents (p=0,022), reduction of total cholesterol (p=0,037) and LDL-c (p=0,002); increse in HDL-c (p<0,001); There was no correlation between the frequency of physical activities and changes in total cholesterol, HDL-c and LDL-c (p=0,673; p=0,419; p= 0,363, respectively). CONCLUSIONS: The active video game was equated with a moderate type of physical activity, being effective for increasing the level of physical activity in overweight or obese adolescents. The study presented important changes in the lipid profile. This result suggests that the active video game can be deployed in the school environment aiming to improve the cardiometabolic profile of obese/overweight adolescents.
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Exercício físico
Vídeo game ativo
Obesidade pediátrica
Cardiovascular diseases
Physical exercise
Pediatric obesity
Active video game
Área(s) do CNPq: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP
Citação: AIRES, Y. R. de F. Impacto de uma intervenção com vídeo game ativo no perfil cardiometabólico de adolescentes com excesso de peso: Um estudo de intervenção. 2017. 90f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3163
Data de defesa: 29-Ago-2017
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