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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenhando linhas inclusivas nas aulas de Ciências: Uma investigação na escola regular com uma aluna cega
Autor: Costa, Jucilene Braz da 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Silva, Luzia Guacira dos Santos
Segundo membro da banca: Dias, Marcia Adelino da Silva
Terceiro membro da banca: Assis, Maria Célia de
Resumo: A dissertação abordou as inquietações da autora face à inclusão de alunos com deficiência na escolar regular, especificamente alunos com uma deficiência visual, cegueira ou baixa visão. Desafios têm que ser vencidos quando ensinamos os referidos alunos, por exemplo, adaptar as aulas de ciências de acordo com as necessidades educacionais especiais. Assim, o objetivo central foi investigar as práticas pedagógicas adotadas na disciplina de Ciências que contribuem com o processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com cegueira congênita, com 11 anos de idade, matriculada no 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal no município de Boqueirão-PB. Para tanto, tomou como base a pesquisa qualitativa, do tipo participante, aplicando o método o estudo de caso. A revisão bibliográfica baseou-se em pressupostos teóricos de autores tais como: Goffman (2004), Mittler (2003), entre outros. Como instrumento metodológico utilizamos a entrevista semi estruturada e a observação participante. A entrevista semi estruturada foi realizada na escola regular, com a professora da sala de aula da referida aluna, a diretora e a professora responsável pelo Atendimento Educacional Especializado – AEE. Concernente às observações participantes, realizou-se na sala de aula regular e no momento do intervalo, onde focalizamos a existência de ações pedagógicas adaptadas e a interação da aluna cega com os discentes, docentes e demais funcionários. Na sala de AEE, observou as ações pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ciências para aluna cega. As observações foram realizadas em 22 encontros na escola regular, distribuídas nos meses de maio e agosto de 2016. Os dados coletados indicam que a escola desconhece as iniciativas inclusivas para atender as necessidades de uma aluna cega. Apenas na sala de AEE a referida aluna conseguiu, de forma inicial, desenvolver suas habilidades. Assim, conclui-se que muito ainda tem que ser feito para que haja a inclusão da aluna cega.
Abstract: The dissertation addressed the author's concerns regarding the inclusion of students with disabilities in the regular school, specifically students with a visual impairment, blindness or low vision. Challenges have to be overcome when teaching such students, for example, adapting science classes according to special educational needs. Thus, the main objective was to investigate the pedagogical practices adopted in the discipline of Sciences that contribute to the teaching and learning process of a student with congenital blindness, with 11 years of age, enrolled in the 4th year of Elementary School of a Municipal Public School in Municipality of Boqueirão-PB. To do so, based on the qualitative research, of the participant type, applying the method the case study. The literature review was based on the theoretical assumptions of authors such as Goffman (2004), Mittler (2003), among others. As a methodological tool we used the semi-structured interview and participant observation. The semi-structured interview was carried out in the regular school, with the teacher of the classroom of the referred student, the director and the teacher responsible for the Specialized Educational Assistance - AEE. Concerning the participant observations, it was held in the regular classroom and at the time of the break, where we focused on the existence of adapted pedagogical actions and the interaction of the blind student with the students, teachers and other employees. In the AEE room, she observed the pedagogical actions developed in the teaching and learning process of science content for blind students. The observations were carried out in 22 meetings in the regular school, distributed in the months of May and August of 2016. The data collected indicate that the school is not aware of inclusive initiatives to meet the needs of a blind student. Only in the AEE room can the student initially develop their skills. Thus, it is concluded that much still has to be done for the inclusion of the blind student.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Ensino de Ciências
Deficiência visual
Pessoa com deficiência
Science teaching
School inclusion
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: COSTA, J. B. da. Desenhando linhas inclusivas nas aulas de Ciências: Uma investigação na escola regular com uma aluna cega. 2017. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3132
Data de defesa: 14-Fev-2017
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