Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3115
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gêneros digitais no livro didático de língua portuguesa: uma presença possível
Autor: Martins, Claudiane Maciel da Rocha 
Primeiro orientador: Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de
Primeiro membro da banca: Catanduba, Edilma de Lucena
Segundo membro da banca: Nicolau, Roseane Batista Feitosa
Resumo: A internet e, consequentemente, a sua popularização, fez surgir um novo tipo de letramento, o chamado letramento digital. Esse, por sua vez, fez surgir os chamados gêneros digitais. Para apreender esses gêneros, os “letrados digitais” necessitam utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação, bem como dominar práticas de leitura e escrita requeridas para a compreensão e utilização dos vários gêneros digitais que circulam na esfera da comunicação virtual. A recomendação do trabalho com os gêneros nas aulas de Língua Portuguesa está presente nos próprios PCN, que já se tornaram referências recorrentes sobre essa questão. Nessa perspectiva, esse estudo prevê a necessidade cada vez maior de inclusão dos gêneros digitais no programa de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, através também do livro didático. Nesse sentido, os nossos objetivos ao desenvolver esse trabalho, são: identificar e quantificar os gêneros digitais presentes na coleção de livros didáticos Português: Linguagens (CEREJA E MAGALHÃES, 2012) destinada ao ensino fundamental e adotada atualmente em escolas públicas estaduais da cidade de Campina Grande-PB; investigar como os autores desses livros exploram os gêneros digitais enquanto gêneros didatizados, através da análise das atividades didáticas propostas para sua apreensão no livro do aluno, e, por último, desenvolver um trabalho com base no modelo da sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwlly (2004), envolvendo o gênero digital e-mail em uma turma de 9º ano do ensino fundamental em uma das escolas que adotam a coleção de livros didáticos analisada nessa pesquisa. Tomamos como base teórica da pesquisa, a perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos; os estudos realizados por Marcuschi (2008), (2010), (2010a), (2011) e também os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) entre outros, que discutem a necessidade de tornar os gêneros discursivos objeto de ensino e aprendizagem das aulas de Língua Portuguesa. Os dados obtidos apontam para uma superficial e limitada presença dos gêneros digitais na coleção examinada, com abordagem restrita aos gêneros e-mail e blog e a centralização em gêneros discursivos oriundos das esferas literária, jornalística e publicitária, bem como a predominância e valorização do suporte impresso, livros e revistas.
Abstract: A internet e, consequentemente, a sua popularização, fez surgir um novo tipo de letramento, o chamado letramento digital. Esse, por sua vez, fez surgir os chamados gêneros digitais. Para apreender esses gêneros, os “letrados digitais” necessitam utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação, bem como dominar práticas de leitura e escrita requeridas para a compreensão e utilização dos vários gêneros digitais que circulam na esfera da comunicação virtual. A recomendação do trabalho com os gêneros nas aulas de Língua Portuguesa está presente nos próprios PCN, que já se tornaram referências recorrentes sobre essa questão. Nessa perspectiva, esse estudo prevê a necessidade cada vez maior de inclusão dos gêneros digitais no programa de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, através também do livro didático. Nesse sentido, os nossos objetivos ao desenvolver esse trabalho, são: identificar e quantificar os gêneros digitais presentes na coleção de livros didáticos Português: Linguagens (CEREJA E MAGALHÃES, 2012) destinada ao ensino fundamental e adotada atualmente em escolas públicas estaduais da cidade de Campina Grande-PB; investigar como os autores desses livros exploram os gêneros digitais enquanto gêneros didatizados, através da análise das atividades didáticas propostas para sua apreensão no livro do aluno, e, por último, desenvolver um trabalho com base no modelo da sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwlly (2004), envolvendo o gênero digital e-mail em uma turma de 9º ano do ensino fundamental em uma das escolas que adotam a coleção de livros didáticos analisada nessa pesquisa. Tomamos como base teórica da pesquisa, a perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos; os estudos realizados por Marcuschi (2008), (2010), (2010a), (2011) e também os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) entre outros, que discutem a necessidade de tornar os gêneros discursivos objeto de ensino e aprendizagem das aulas de Língua Portuguesa. Os dados obtidos apontam para uma superficial e limitada presença dos gêneros digitais na coleção examinada, com abordagem restrita aos gêneros e-mail e blog e a centralização em gêneros discursivos oriundos das esferas literária, jornalística e publicitária, bem como a predominância e valorização do suporte impresso, livros e revistas.
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Livro didático
Gêneros digitais
Sequência didática
Elementary school
Textbook
Digital genres
Didactic sequence
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Martins, Claudiane Maciel da Rocha. Gêneros digitais no livro didático de língua portuguesa: uma presença possível. 2016. 145f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3115
Data de defesa: 25-Nov-2016
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudiane Maciel da Rocha Martins.pdfPDF - Claudiane Maciel da Rocha Martins32.52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.