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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3099
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate |
Autor: | Oliveira, Raquel Lima Araujo de |
Primeiro orientador: | Catanduba, Edilma de Lucena |
Primeiro membro da banca: | Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa |
Segundo membro da banca: | Aquino, Maria de Fátima de Souza |
Resumo: | O trabalho apresentado busca investigar como estratégias de reescrita podem contribuir para o aprendizado da modalidade escrita da língua. Por isso, investigamos, com base nos estudos de Bazerman (2005/2007) sobre escrita, Ferrarezi Jr e Carvalho (2015) sobre a situação do ensino no Brasil, Bakhtin/Voloshinov (1999/2003) sobre teoria dos gêneros, Schneuwvly, Noverraz e Dolz (2004) sobre a metodologia da sequência didática, e Leite (2012), Menegassi (2013) e Ruiz (2013), sobre como os professores podem aplicar estratégias de correção, avaliação e reescrita e conseguir resultados positivos na aprendizagem da escrita. Para tanto, analisamos como três professores do quinto ano do ensino fundamental de três escolas públicas do município de Lagoa de Dentro – PB, solicitam a produção textual a seus educandos, para em seguida oferecer oficinas aos professores sobre gênero, sequência didática e reescrita. Depois, verificamos a forma como os professores envolvidos na pesquisa, após a oficina, direcionam as atividades de escrita, como corrigem e avaliam e como orientam a reescrita. Por fim, analisamos as primeiras e segundas versões dos textos e verificamos quais alterações ocorreram através da aplicação de estratégias de reescrita. |
Abstract: | The submitted work seeks to investigate how rewriting strategies can contribute to the learning of the written language mode. Therefore, we investigated, based on studies of Bazerman (2005/2007) on writing, Ferrarezi Jr and Carvalho (2015) on the situation of education in Brazil, Bakhtin / Voloshinov (1999/2003) on the theory of genres, Schneuwvly, Noverraz and Dolz (2004) on the methodology of teaching sequence, and Leite (2012), Menegassi (2013) and Ruiz (2013) on how teachers can apply correction strategies, evaluation and rewriting and achieve positive results in literacy. Therefore, we analyze how three teachers of the fifth grade of elementary school three public schools in Lagoa de Dentro municipality - CP, requesting the text production to their students, to then offer workshops to teachers on gender, teaching sequence and rewritten. Then we see how the teachers involved in the research, after the workshop, the direct writing activities, as correct and evaluate and how to guide the rewriting. Finally, we analyze the first and second versions of the texts and track which changes have occurred by applying rewriting strategies. |
Palavras-chave: | Gênero Escrita Reescrita Gender Writing Rewritten |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Humanidades - CH |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | Oliveira, Raquel Lima Araujo de. A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate. 2015. 96f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3099 |
Data de defesa: | 18-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
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