Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3078
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino-aprendizado do ato de argumentar na resenha crítica de filme
Autor: Santos, Adjaní Porcino dos 
Primeiro orientador: Liebig, Sueli Meira
Primeiro membro da banca: Bora, Zélia Monteiro
Segundo membro da banca: Silva Junior, Leônidas José da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a viabilidade do ensino sobre o ato de argumentar na modalidade escrita da língua a partir do ensino-aprendizado do gênero argumentativo resenha crítica de filme em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O procedimento metodológico adotado foi a aplicação de uma Sequência Didática (SD) do gênero em foco, elaborada sob a perspectiva de Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004), os quais propõem uma produção inicial que serve como referência para guiar as intervenções do professor de acordo com as necessidades dos alunos apresentadas nos textos iniciais. Na SD as atividades são planejadas e agrupadas em módulos que culminam na refacção dos textos ou na versão final. A escolha por esse procedimento justifica-se por ele propiciar o vislumbre do processo de escrita desde o momento inicial da intervenção do professor até o seu final e também por permitir observar como o ensino dos elementos constitutivos de um gênero e de suas condições de produção conferem ao sujeito aprendiz um melhor desempenho linguístico-discursivo na modalidade escrita. Os estudos realizados no campo da Linguística Textual e dos gêneros textuais têm apresentado relevantes contribuições para o entendimento da língua como um fenômeno psicossocial atrelado às práticas ou atividades humanas, resultante da interação entre sujeitos movidos por propósitos específicos em contextos situados social e historicamente. A presente pesquisa circunscreve-se nessa perspectiva, e seus resultados confirmam a possibilidade de ensinar os gêneros argumentativos no Ensino Fundamental conforme análise das produções textuais dos alunos, as quais demonstram o avanço no ato argumentativo e de como este favorece a progressão textual.
Abstract: This study has the aim of investigating the possibility of teaching students the act of argumentation in the writing skill of the Portuguese language up from the teaching/knowledge process of the argumentative genre known as movie critical review, in a class of 9th degree of a Public Elementary School. The adopted methodological procedure was the application of a Didactic Sequence (DS) of the referred genre, elaborated under Dolz, Noverraz e Scheneuwly’s approach (2004), who propose an initial production that serves as reference to guide the teacher´s interventions, according to the students’ necessities, detected in the writing of initial texts. In such DS the learners’ activities are planned and grouped in modules that end up with the re-doing of the texts in the final version. This choice is justified by its rendering of the visualization of the writing process since the very moment of the teacher’s intervention until its end, besides allowing him/her to observe how the teaching of the constitutive elements of a gender and of its production conditions give to the apprentice a better linguistic discursive performance in the written skill. Studies in the fields of textual linguistics and textual genres have shown relevant contributions for the understanding of the language as a psycho-social phenomenon attached to human practices and activities which result from the interaction among subjects aiming at the same specific purposes, within social and historically situated contexts. The present research circumscribes itself under this perspective, and its outputs attest the possibility of teaching argumentative genres in Elementary School, according to the analysis of the students’ textual productions, which demonstrate their advancement in the act of argumentation and how it favors their textual progression.
Palavras-chave: Gêneros textuais
Resenha crítica
Produção escrita
Argumentação
Textual genres
Critical review
Written production
Argumentation
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Santos, Adjaní Porcino dos. O ensino-aprendizado do ato de argumentar na resenha crítica de filme. 2015. 151f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3078
Data de defesa: 20-Ago-2015
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adjaní Porcino dos Santos.pdfPDF - Adjaní Porcino dos Santos33.77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.