Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Nágida Maria da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2835758389296904por
dc.contributor.advisor1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124por
dc.contributor.referee2Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.date.accessioned2018-06-04T18:32:04Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationPaiva, Nágida Maria da Silva. "BODE GAIATO": uma proposta para o ensino da variação linguística no livro didático. 2018. 171F. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3069-
dc.description.resumoO discurso proferido também é uma forma de poder, visto que aquele que fala/escreve tem uma intenção sobre o ouvinte/leitor seja de persuasão, aceitação, reflexão, mas sempre provoca uma mudança no outro Bakhtin (1997). Nessa relação dialógica, o uso da linguagem é determinante para o sucesso ou insucesso do sujeito. Nos muitos estudos da linguagem, um evento se aproxima desta teoria, a Variação Linguística, visto que da forma como é apresentada nos Livros Didáticos (LD) – com um parâmetro de erros e acertos – fica evidente a ideologia de uma língua homogênea que favorece uma parte em detrimento da coletividade. A escola tem por função social promover a reflexão e a formação do cidadão. A sala de aula é o ambiente que favorece esse processo. Por esta razão, a presente pesquisa objetiva ressignificar o ensino da Variação Linguística no LD, a partir de uma abordagem sociocomunicativa com o meme “Bode Gaiato”. O trabalho justifica-se por se acreditar que a Variação Linguística deva ser estudada nas aulas de Língua Portuguesa a partir de algo que faça parte do universo dos alunos, oportunizando a valorização do falar de uma determinada comunidade e permitindo, por fim, um estudo mais consciente e reflexivo dos eventos de Variação Linguística. A pesquisa de intervenção foi realizada numa turma do oitavo ano, do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal em Campina Grande/ PB. Nesse sentido, o percurso metodológico consta da aplicação de um questionário social, do desenvolvimento de uma sequência didática baseada nos registros teóricos de Lopes-Rossi. Observou-se uma resposta exitosa dos alunos em relação à proposta aplicada, demonstrando uma nova postura frente à variação, agregando-se construção de sentido e valores socioculturais. Nossa pesquisa foi desenvolvida à luz dos teóricos Bakhtin (1997), Alkmin (2001), Bagno (2001, 2003, 2007, 2013), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), Mollica (2003), entre outros.por
dc.description.abstractThe speech given is also a form of power, since the speaker / writer has an intention about the listener / reader to be persuasion, acceptance, reflection, but always cause a change in the other Bakhtin (1997). In this dialogical relationship, the use of language is determinant for the success or failure of the subject. In the many language studies, an event approaches this theory, the Linguistic Variation since, as it is presented in the Didactic Books (LD) - with a parameter of errors and hits - the ideology of a homogeneous language favoring a part is evident to the detriment of the community. The social function of the school is to promote reflection and the formation of citizens. The classroom is the environment that favors this process. For this reason, the present research aims to resignify the teaching of Linguistic Variation in LD from a sociocommunicative approach with the "Bode Gaiato" meme. The work is justified because it is believed that the Linguistic Variation should be studied in the Portuguese Language classes based on something that is part of the universe of the students, allowing the valorization of the speaking of a determined community and allowing, finally, a more detailed study conscious and reflective of the events of Linguistic Variation. The intervention research was carried out in an eighth grade class of the Elementary School of a Municipal School at Campina Grande/PB. In this sense, the methodological course consists of the application of a social questionnaire, the development of a didactic sequence based on the theoretical records of Lopes-Rossi. It was observed a successful response of the students in relation to the applied proposal, demonstrating a new attitude towards the variation, adding construct of meaning and sociocultural values. In this perspective, our research was developed in the light of the theoreticians Bakhtin (1997), Alkmin (2001), Bagno (2001, 2003, 2007, 2013), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), Mollica (2003) and others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-05-23T14:50:16Z No. of bitstreams: 1 PDF - Nágida Maria da Silva Paiva.pdf: 40643663 bytes, checksum: c671af7cb3d2e2ba2d42afdf813fbe9a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-04T18:32:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Nágida Maria da Silva Paiva.pdf: 40643663 bytes, checksum: c671af7cb3d2e2ba2d42afdf813fbe9a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-04T18:32:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Nágida Maria da Silva Paiva.pdf: 40643663 bytes, checksum: c671af7cb3d2e2ba2d42afdf813fbe9a (MD5) Previous issue date: 2018-02-20eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7128/PDF%20-%20N%c3%a1gida%20Maria%20da%20Silva%20Paiva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLinguagem nordestinapor
dc.subjectVariação linguísticapor
dc.subjectBode Gaiato (meme)por
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectNortheastern languageeng
dc.subjectLinguistic variationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.title"BODE GAIATO": uma proposta para o ensino da variação linguística no livro didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nágida Maria da Silva Paiva.pdfPDF - Nágida Maria da Silva Paiva39.69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.