Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2934
Tipo do documento: Dissertação
Título: Popularização da ciência no contexto da educação ambiental: uma experiência no município de Curral Velho
Autor: Nóbrega, Laércia Jamilly Duarte Diniz
Primeiro orientador: Germano, Marcelo Gomes
Resumo: Em um cenário de agravamento das questões ambientais, esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar e discutir uma problemática socioambiental que ocorre atualmente no Município de Curral Velho, alto sertão paraibano, ressaltando a importância da popularização da ciência como possibilidade de atrair para escola questões que dizem respeito ao contexto da comunidade local. A presente investigação buscou responder aos seguintes questionamentos: de que maneira os esforços de popularização da ciência podem favorecer ao debate em situações de conflito socioambiental? Qual a relevância da escola enquanto espaço democrático de enfrentamento desses e de outros conflitos? Como os livros didáticos de ciências utilizados na Escola Municipal da cidade de Curral Velho correlacionam o conteúdo programático com a problemática ambiental da cidade? Para fundamentar teoricamente a investigação, foram utilizadas referências da área de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTS_A, bem como, de publicações no campo da Divulgação Científica e Popularização da Ciência, acrescidos ainda, de uma contextualização da Educação Ambiental no Brasil relacionando-a com alguns aspectos da mobilização social e a práxis Freiriana. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo observação participante, utilizando-se de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumento principal de coleta de dados. Como produto final, foi produzida uma cartilha orientada à comunidade local e que poderá servir de parâmetro em outras situações semelhantes. No caso dos professores, a Dissertação e o seu produto, servirão como textos complementares para o trabalho em sala de aula com a temática da água no ensino de ciências.
Abstract: In a scenario of the aggravation of environmental issues, the aim of this research is to show evidence and discuss a socio-environmental problem that currently occurs in the city of Curral Velho, in the Sertão of Paraíba; emphasizing the importance of the popularization of science as a possibility to highlight to the school issues that concern the context of the local community. The present research has sought to answer the following questions: in what way can the popularization efforts of science favor the debate in situations of social and environmental conflict? What is the relevance of the school as a democratic space to confront these and other conflicts? How did the science books used in the Municipal School of the city of Curral Velho correlate the programmatic content with the environmental problem of the city? To base the research theoretically, references were used from the area of Science, Technology, Society and Environment - CTS_A as well as publications in the field of Scientific Divulgation and Popularization of Science; in addition to a contextualization of Environmental Education in Brazil, relating it to some aspects of social mobilization and the Freiriana praxis. This research is qualitative in nature of participatory observation, using questionnaires and semi-structured interviews as the main instrument for data collection. A final product was produced that is oriented to the local community and can serve as a parameter in other similar situations. In the case of teachers, the dissertation and its product will serve as complementary texts for classroom work with the theme of water in science teaching.
Palavras-chave: 1. Educação ambiental. 2. Meio Ambiente. 3. Popularização da ciência.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Nóbrega, Laércia Jamilly Duarte Diniz. Popularização da ciência no contexto da educação ambiental: uma experiência no município de Curral Velho. 2017. 98f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2934
Data de defesa: 9-Jun-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laércia Jamilly Duarte Diniz Nóbrega.pdf38.33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.