Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paulo Henrique Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172497758855111por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee2Albuquerque, Izabel Maria Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3327139629959668por
dc.date.accessioned2017-12-06T18:43:49Z-
dc.date.issued2017-05-04-
dc.identifier.citationSILVA, P. H. F. Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula. 2017. 164f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2917-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar como tem sido o ensino-aprendizagem de frações na sala de aula e nas pesquisas, e quais as possíveis aproximações das pesquisas com a sala de aula. Para isso, foram analisadas pesquisas sobre o referido tema e analisados dados fornecidos por 25 professores do Ensino Fundamental, que foram levantados por meio de um questionário aberto composto por 10 perguntas. Os dados obtidos são do tipo qualitativo e foram analisados conforme o método qualitativo de pesquisa, na abordagem do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as pesquisas analisadas neste trabalho, quando propõem atividades sobre o tema frações, mostram, direta ou indiretamente, que é importante trabalhar com outras representações de frações, como figuras geométricas e materiais manipuláveis - além da notação barra-fracionária - para que os alunos possam compreender esse conteúdo. Além disso, os pesquisadores mostram alternativas para amenizar problemas citados pela literatura, como falta de atenção e dificuldade para compreender as ideias de equivalência, comparação e operações com frações, e afirmam que em sala de aula há uma preocupação mais voltada para a memorização de fórmulas e de procedimentos e também com a resposta correta, o que não implica, necessariamente, em compreensão do conteúdo estudado. Isso evidencia um distanciamento da sala de aula e as pesquisas, já que essas, geralmente, trazem alternativas e discussões cujo foco principal é a promoção de uma aprendizagem com compreensão desse conteúdo.por
dc.description.abstractThis work has objective identify how is the teaching and learning of fractions in the classroom and researches, and what the approximations between classrooms and researches. For this, were analyzed researches about the fractions theme and informations provided by 25 elementary school teachers, collected through an open questionnaire composed for 10 questions. The data collected are of the qualitative type and were analyzed according to the method qualitative research, in a Discurso do Sujeito Coletivo approach. All the research analyzed in this work, when they propose activitys about the fractions theme, they show, directly or indirectly, that is important to work this theme with others representations - like geometrics figures and manipulables materials - beyond of fractional bar notation, for the students understand this content. Beyond this, the searchers shows alternatives for decrease the problems cited in the literature, like lack of attention and difficulties of understand the equivalence and comparation ideas, and operations with fractions. They also affirm that, in classroom, there are a preocupation with memorization of formulas and procedures and correct answer, too, but this does not necessaryli imply in understanding to conteude studed. This shows a distance between classroom and the researches, since the researches, usually, they propose alternatives and discussions whose main focus is a concern in learning with understand of the fraction theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-11-23T14:03:34Z No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Freitas Silva.pdf: 42823648 bytes, checksum: 5039836455fff1766f55b2b0e0ef154b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-12-06T18:43:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Freitas Silva.pdf: 42823648 bytes, checksum: 5039836455fff1766f55b2b0e0ef154b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-06T18:43:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Freitas Silva.pdf: 42823648 bytes, checksum: 5039836455fff1766f55b2b0e0ef154b (MD5) Previous issue date: 2017-05-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6545/PDF%20-%20Paulo%20Henrique%20Freitas%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlternativas didáticaspor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectNúmeros racionaispor
dc.subjectFraçõespor
dc.subjectDidatics alternativeseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectRational numberseng
dc.subjectFractionseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEnsino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Henrique Freitas Silva.pdfPDF - Paulo Henrique Freitas Silva41.82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.