Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2915
Tipo do documento: Dissertação
Título: Levantamento topológico de conceitos: avaliação de uma metodologia de ensino na disciplina de Biologia
Autor: Araújo, Maria Simone Medeiros de 
Primeiro orientador: Geglio, Paulo César
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Albino, Ângela Cristina Alves
Resumo: Ao iniciar a vida escolar, os alunos trazem na sua “bagagem” intelectual um repertório de informações que, conforme nos revelam as teorias cognitivas, serão acionadas no momento da aprendizagem. Esse é fato também considerado no contexto da Teoria Histórico-Crítica. Considerando a importância dos professores em saber quais informações os seus alunos possuem e que podem ser utilizadas para a construção de novos conhecimentos, apresentamos neste trabalho uma avaliação acerca da metodologia do Levantamento Topológico de Conceitos (LTC) que privilegia os conhecimentos prévios dos alunos na construção ativa de novos conhecimentos. Temos como perspectiva de pesquisa, o desvelamento da efetiva contribuição dela para o processo de ensino e de aprendizagem, quando aplicada por outros professores. Para isso, a pergunta que conduziu nosso estudo foi a seguinte: o Levantamento Topológico de Conceitos (LTC) é uma metodologia que contribui para a prática dos professores, na identificação dos conhecimentos prévios dos alunos em conteúdos de Biologia? A partir dessa pergunta, realizamos uma Pesquisa-acão junto a três professores de escolas da rede pública estadual da cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa ocorreu entre os meses de abril e dezembro do ano de 2015. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma capacitação com os professores, observação das aulas e uma entrevista. Os resultados apontam a eficácia do LTC na prática dos professores participantes e deve ser utilizado com um olhar investigativo em situações de ensino que tenham os conhecimentos prévios dos alunos como fundamento para a aprendizagem significativa dos conteúdos de biologia, além de proporcionar a socialização e contextualização dos conhecimentos e auxiliar na identificação de dificuldades na leitura e escrita. Portanto, o LTC pode ser aplicado em situações de ensino que tenham o aluno como fundamento de todo o processo educativo, permitindo a sua aprendizagem e a construção de conhecimentos imprescindíveis à sua existência.
Abstract: At the beginning of school life, students bring in their intellectual "baggage" a repertoire of information that, as cognitive theories reveal, will be triggered at the moment of learning. This fact is also considered in the context of Historical-Critical Theory. Considering the importance of teachers knowing what information their students have and that what can be used to construct new knowledge, we present in this work an evaluation about the methodology of Topological Survey of Concepts (LTC) that privileges students' previous knowledge in the construction of new knowledge. We have as a research perspective the unveiling of its effective contribution to the teaching and learning process, when applied by other teachers. For this, the question that led to our study was the following: Is the topological survey of concepts (LTC) a methodology that contributes to the teachers' work in the identification of student‟s previous knowledge of biology content? Based on this question, an action-researchwas conducted with three teachers from public state schools in the city of Campina Grande-PB. To obtain the data, the teachers were trained, their classes were observed and they participated in an interview. The results point to the effectiveness of the LTC in the practice of participating teachers and should be used with an investigative look at teaching situations that have previous students' knowledge as a foundation for meaningful learning of biology contents, as well as providing the socialization and contextualizat ion of helping to identify difficulties in reading and writing.herefore, the LTC can be applied in teaching situations that have the student as the foundation of the entire educational process, allowing for their learning and construction of knowledge essential in their existence.
Palavras-chave: Levantamento Topológico de Conceitos
Aprendizagem significativa
Ensino de Biologia
Biology teaching
Meaningful learning
Topological Survey of Concepts
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ARAÚJO, M. S. M. de. Levantamento topológico de conceitos: avaliação de uma metodologia de ensino na disciplina de Biologia. 2017. 114f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2915
Data de defesa: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Simone Medeiros de Araújo.pdfPDF - Maria Simone Medeiros de Araújo39.35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.