Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Josemberto Rosendo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060347211769395por
dc.contributor.advisor1Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.contributor.referee1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0263132634838418por
dc.contributor.referee2Teixeira, Elder Sales-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6088538825437096por
dc.date.accessioned2017-03-07T16:46:12Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationCOSTA, J. R. da. Uma proposta problematizadora para o ensino de eletromagnetismo sob uma perspectiva histórico-experimental: O telégrafo. 2016. 138f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2744-
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma proposta de ensino para o Eletromagnetismo sob uma perspectiva histórico-experimental e numa abordagem problematizadora. O mesmo está referenciado na teoria sociointeracionista de Lev Semenovich Vygotsky e nos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Em todo o desenvolvimento do trabalho procuramos incentivar o debate, a troca de ideias e de conhecimentos tendo em vista que os referenciais teóricos por nós utilizados os consideram elementos indispensáveis no processo de ensino- aprendizagem. Construímos, portanto, uma sequência didática que servirá de auxílio para a aplicação da proposta de ensino. Em consonância com os referenciais teóricos e objetivando despertar o interesse dos alunos pela Física e de torná-los conscientes da importância da mesma para o desenvolvimento científico-tecnológico, buscamos trabalhar os temas de forma a sempre associá-los a aplicações que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Com a aplicação da proposta, os resultados obtidos mostraram que a mesma é adequada, uma vez que a resposta dada pelos alunos à abordagem trabalhada, bem como à metodologia utilizada foi bastante positiva, pois, conseguiu despertar nos mesmos o interesse pelos temas estudados; ofereceu momentos de reflexão, discussão e busca por respostas aos fenômenos e problemas apresentados; estimulou o desenvolvimento de suas capacidades críticas e a construção de novos conhecimentos e busca por outros que ainda não tinham.por
dc.description.abstractIn this work we present an educational proposal for Electromagnetism in a historical and experimental perspective and a problem-based approach. The same is referenced in sociointeractionist Lev Semenovich Vygotsky theory and at the pedagogical moments of Delizoicov and Angotti. Throughout the development of the work we seek to encourage discussion, exchange of ideas and knowledge in order that the theoretical frameworks used by us consider the essential elements in the teaching-learning process. Built therefore a didactic sequence that will aid in the implementation of teaching proposal. In line with the theoretical frameworks and seeks to awaken students' interest in physics and make them aware of the importance of it to the scientific and technological development, we attempted to work the issues in order to always associate them with applications that are part of students' daily lives. With the application of the proposal, the results obtained showed that the same is appropriate, since the answer given by the students to approach worked, as well as the methodology used was very positive because, managed to arouse the same interest in the subjects studied; offered moments of reflection, discussion and search for answers to the phenomena and problems presented; it stimulated the development of their critical capacities and the construction of new knowledge and search for others that they did not yet have.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-02-14T12:29:57Z No. of bitstreams: 1 PDF - Josemberto Rosendo da Costa.pdf: 4467083 bytes, checksum: 0071c82ee51df83da428f2e7bc0f41af (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-03-07T16:46:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Josemberto Rosendo da Costa.pdf: 4467083 bytes, checksum: 0071c82ee51df83da428f2e7bc0f41af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-07T16:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Josemberto Rosendo da Costa.pdf: 4467083 bytes, checksum: 0071c82ee51df83da428f2e7bc0f41af (MD5) Previous issue date: 2016-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5997/PDF%20-%20Josemberto%20Rosendo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEletromagnetismopor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectTeaching methodeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectElectromagnetismeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUma proposta problematizadora para o ensino de eletromagnetismo sob uma perspectiva histórico-experimental: O telégrafopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josemberto Rosendo da Costa.pdfPDF - Josemberto Rosendo da Costa4.36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.