Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2732
Tipo do documento: Dissertação
Título: Blog: uma proposta para a prática de multiletramentos na escola
Autor: Castro , Maria Morganna da Silva
Primeiro orientador: Aranha , Simone Dália de Gusmão
Resumo: As práticas de leitura e escrita no contexto escolar convivem com um conflito: nossos alunos estão rodeados por mídias bem mais atrativas do que papel e lápis, tais mídias são vistas como rivais do ensino-aprendizagem. Porém, a verdade é que em muitos desses alunos leem o que se publica e escrevem, comentam, opinam, em contrapartida não suportam a leitura e escrita linear imposta pelo papel. Tendo em vista que não podemos mais ignorar esta realidade, atentamos para a utilização das formas de leitura e escrita que as novas tecnologias podem nos proporcionar. Assim, a presente pesquisa se pauta nas seguintes questões norteadoras: como aliar o uso das novas tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita? Como explorar os multiletramentos nas atividades de leitura e escrita em sala de aula? Considerando a hipótese de que a utilização do blog contribui para a prática de multiletramentos na escola, temos como objetivo geral: desenvolver uma proposta didática que contribua com a prática dos multiletramentos, utilizando o blog como ferramenta para a dinamização das atividades elaboradas em rede com o propósito de análise e produção do gênero propaganda virtual. Sendo assim, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa em que cumprimos etapas como revisão bibliográfica sobre a teoria competente, pesquisa exploratória dos instrumentos da pesquisa e aplicação de uma proposta de sequência didática na turma 9° do Ensino Fundamental da Escola Suzete Dias Correia, onde lecionamos a disciplina Língua Portuguesa. A intervenção na nossa prática configura uma pesquisa-ação que, por sua vez, possibilitou a coleta de dados para posterior relato da experiência e apreciação dos resultados com a comprovação de nossa hipótese. Os resultados obtidos constatam que o blog contribui para o desenvolvimento de habilidades multiletradas, na medida em que os alunos leem e interpretam a interface do blog, os gêneros discursivos postados e produzidos neste e interagem com textos multimodais, alémdisso, também aprendem a relacionar sentidos, pesquisam e selecionam informações para troca de conhecimentos entre outras habilidades. Para o desenvolvimento da pesquisa, tivemos como aporte teórico os estudos de Bakthin (2000), Marcuschi (2001, 2002), Xavier (2005), Rojo (2012) entre outros que fundamentam sobre gêneros discursivos, blog, multiletramentos e multimodalidade.
Abstract: The practice of reading and writing in school settings has had to live with a conflict: our students are surrounded by media far more attractive than paper and pencil and these are seen as rivals of teaching and learning, but the truth is that in many of these our students read what is published and they write, comment, give their opinions, however cannot stand linear reading and writing imposed on paper. Given that we can no longer ignore this reality, we look at the use of the forms of reading and writing that new technologies can provide. Thus, this research is guided by the following questions: how to combine the use of new technologies to the teaching and learning of reading and writing process? How can we explore the multi-literacies in reading and writing activities in the classroom? Considering the hypothesis that the use of the blog contributes to the practice of multiliteracies in school, our general objective is to develop a didactic proposal that contributes to the practice of multi-literacies, using the blog as a tool for streamlining the activities developed in the network with the purpose of analysis and production of gender virtual propaganda. Therefore, we developed a qualitative study in which we fulfil steps like the literature review of the relevant theory, exploratory research instruments and application of a proposed instructional sequence in class 9 of the Basic Education School at Suzete Dias Correia, where we teach Portuguese. The intervention in our practice configures an action research, which in turn enables the collection of data for subsequent reporting and the experience and assessment of the results with the proof of our hypothesis. The results find that the blog contributes to the development of multi-literacy skills , in that students read and interpret the blog‟s interface , posted and produced beyond these discursive genres , interact with multimodal texts , learn to relate senses , research and select information to exchange knowledge , among other skills . For the development of research, we used the theoretical studies of Bakhtin (2000 ), Marcuschi ( 2001, 2002 ), Xavier (2005 ) , Rojo (2012 ), among others, that underlie about discursive genres, blog , multi-literacy and multimodality .
Palavras-chave: Blog. Multiletramentos. Multimodalidade. Propaganda virtual.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Castro , Maria Morganna da Silva. Blog: uma proposta para a prática de multiletramentos na escola. 2014. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2732
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-DISSERTAÇÃO - MARIA MORGANNA DA SILVA CASTRO.pdf54.58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.