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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas educativas de letramento na educação do campo: uma experiência de Alagamar
Autor: Silva, Luiz Carlos Paulino da
Primeiro orientador: Maciel, Diógenes André Vieira
Resumo: Este trabalho surge a partir de uma experiência pedagógica em torno do Letramento no contexto da Educação do Campo, por intermédio de uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arnaldo Maroja, situada no assentamento da Fazenda do Grande Alagamar, no município paraibano de Salgado de São Félix. Através da Sequência Didática utilizada e do levantamento de dados decorrentes das práticas educativas nas atividades realizadas, cujo foco se refere às habilidades da leitura e da escrita, tornou-se possível perceber a concepção de Letramento, em torno dos conteúdos curriculares e extracurriculares, sob um contexto particular: o das práticas sociais camponesas. Partimos do pressuposto de que a Educação é uma prática que transforma o sujeito e promove a sua conscientização político-social, e que o letramento acontece tanto dentro, quanto fora, da escola. Esta pesquisa foi realizada nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, com os alunos da Turma do primeiro ano do Ensino Médio, da escola citada. Aplicamos a metodologia da observação participante, com aplicação de questionários com os alunos, com a Professora da disciplina e com a Diretora da Escola. Realizamos as atividades para obtermos informações e dados pertinentes em relação aos objetivos da Sequência Didática e da pesquisa, além da Revisão de Literatura sobre a temática, conforme a delimitação da hipótese e o roteiro de Trabalho da Pesquisa. Procuramos diagnosticar o processo do Letramento Literário e sua aplicação sociocultural, a partir da interpretação crítica de textos poéticos que se identificam com a realidade de vida dos alunos e da comunidade, além do processo histórico do Movimento Social nos anos 1970, que culminam com a luta pela posse da terra. Recorremos a diversos teóricos, como: Ângela Kleiman; Magda Soares e; Paulo Freire, entre outros, para melhor compreendermos o Letramento como uma prática possível para se vislumbrar possibilidades de mudança e inovação no corpo discente, buscando reconhecimento de valores e, bem como, a conscientização do sujeito do Campo, tudo isso a partir de perspectivas práticas de uma Educação Popular.
Abstract: This work comes from a pedagogic experience based on the literacy on the countryside school, by the means of a research realized on the primary and High School in the State School Arnaldo Maroja, located at the settlement Grande Alagamar farm, which stays in the territory of the County Salgado de São Félix, Paraíba. From the didactic structure used and from the survey of the data resulting of educational practice, which aim are the reading and writing skills, it becomes possible to realize the very concept of Literacy, around the curricular and extracurricular content, beneath a particular context: the peasants social practices. From the assumption that Education is an instrument or practice that changes the subject and promotes his social-political conscience, and that the literacy happens both inside and outside of the School. The survey was conducted on the Portuguese classes with first-year students of the high school above-mentioned. We have used the methodology of participant observation and apply a questionnaire to students, with the subject`s Teacher and the School`s Headmistress. We did these activities to gather relevant information and data regarding the objectives of the didactic structure and research, also the theme`s literature review, according to the hypothesis` delimitation, the itinerary`s research. We tried to diagnose the Literary Literacy process and it´s socio-cultural application, from the critic interpretation of poetic texts which relates student`s and they´re community reality, besides the historical process of the social movement in 1970, which leads to the land`s ownership struggle. We resort to several theorists, as: Ângela Kleiman; Magda Soares e; Paulo Freire, among others, to the greater understanding the Literacy as a possible practice to glimpse change`s possibilities and innovation in the student body, seeking acknowledgement of values, as well, the peasant subject`s awareness, all from a practical outlook of a countryside education.
Palavras-chave: 1. Educação do campo 2. Letramento 3. Práticas educativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Luiz Carlos Paulino da. Práticas educativas de letramento na educação do campo: uma experiência de Alagamar. 2014. 150f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2718
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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