Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2701
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica
Autor: Araújo, Adjanny Vieira Brito de 
Primeiro orientador: Silveira, Alessandro Frederico da
Primeiro membro da banca: Rosa, Katemari Diogo da
Segundo membro da banca: Germano, Marcelo Gomes
Terceiro membro da banca: Vale, Elizabete Carlos do
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que necessita de uma abordagem metodológica que valorize os conhecimentos e destrezas específicas aos envolvidos com a mesma. Algumas das especificidades que se tornam um obstáculo na efetivação da proposta da EJA, e que encontram-se presentes nos discursos dos profissionais que atuam nessa modalidade, versam sobre os materiais didáticos, heterogeneidade dos alunos, tempo e currículo. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo construir e aplicar uma proposta metodológica numa perspectiva de suscitar uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação de propostas metodológicas para o ensino de Física na EJA. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com a abordagem qualitativa que se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas, no estado da Paraíba. Consideramos que a proposta contribuiu para a construção de um novo olhar sobre o ensino de Física da modalidade EJA, uma vez que a mesma se configurou como estratégia para diminuir a rejeição dos temas estudados, implementação da abordagem problematizadora, interação entre o mundo vivencial do aluno e os conceitos físicos, além de uma possibilidade de contribuição, enquanto material de apoio para os professores dessa modalidade.
Abstract: The Youth and Adult Education (EJA) is a type of education that requires a methodological approach that values the specific knowledge and skills to those involved with it. Some of the characteristics that become an obstacle in the realization of the proposal of the EJA, which are present in the speeches of professionals working in this mode, deal with teaching materials, heterogeneity of students, time and curriculum. In this sense the present study aimed to build and implement a methodology with a view to raise a reflection on the effective possibilities of methodological proposals for teaching physics at the EJA. The research is characterized as a case study with a qualitative approach that has developed a class of second year high school of the State Primary Education School and Middle Francisco Ernesto do Rêgo, in the city of Fires in the state of Paraiba. We consider that the proposal contributed to the construction of a new look at teaching Physics EJA modality, since the same is configured as a strategy to decrease the rejection of the subjects studied, implementation of problem-based approach, interaction between the experiential world of the student and physical concepts, as well as a possibility of contribution as support material for teachers of this modality.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino de Física
Ensino Médio
Physics teaching
High school
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ARAÚJO, A. V. B. de. O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2701
Data de defesa: 23-Mar-2016
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adjanny Vieira Brito de Araújo.pdfPDF - Adjanny Vieira Brito de Araújo1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.