Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2695
Tipo do documento: Dissertação
Título: M-learning: desafios aos docentes no contexto escolar
Autor: Ó, Ana Paula de Souza do
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Resumo: As tecnologias móveis avançam a passos largos, provocando mudanças nas interações sociais e, consequentemente, nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolar. Dentre as consequências dos avanços das tecnologias móveis, está a inserção destes equipamentos como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem, entendida como M-learning – aprendizagem com mobilidade. O Mlearning permite o acesso a um número maior de informações com rapidez, seja através de redes ou recursos visuais, o que levaria a uma interação maior entre o aluno e a informação, e também entre professores e alunos, que passariam a pertencer ao mesmo ambiente virtual. Apesar de parecer consenso entre os adeptos das tecnologias da informação e comunicação que o M-learning é o caminho mais promissor para o ensino ultimamente, ainda são poucos os trabalhos que o exploram de maneira efetiva. Uma revisão da literatura sobre o tema mostra que são os trabalhos empíricos que confirmam sua efetividade na melhoria da aprendizagem e como facilitadora no processo de ensino. Entre os obstáculos que se encontram para a sua efetiva utilização, com resultados positivos para a aprendizagem, estão: a infraestrutura escolar, condições socioeconômicas e a resistência dos professores por falta de conhecimento. Além disso, como qualquer recurso tecnológico, os dispositivos móveis empregados no M-learning estão em constante aperfeiçoamento e modificações, levando a uma necessária renovação dos conhecimentos em conjunto com a “troca de aparelhos”. De certa forma, esta efemeridade intrínseca dos dispositivos móveis termina por assustar os professores, que precisam se atualizar sobre o funcionamento dos equipamentos quase na mesma velocidade de sua modificação. Assim, o objetivo desta pesquisa foi encontrar quais as principais dificuldades para a implementação do M-learning por parte dos professores. A revisão bibliográfica sobre M-learning, a análise dos trabalhos já desenvolvidos sobre o tema e uma pesquisa realizada entre alunos e professores de uma escola pública permitiram identificar as dúvidas e obstáculos que os professores possuem. Com base nos resultados encontrados, foi elaborado um Guia que pretende facilitar a utilização de dispositivos móveis em sala de aula. Espera-se que o trabalho elaborado atenda ao público-alvo – professores – e permita a efetivação do M-learning como parte do processo de ensino e aprendizagem em ambiente escolar.
Abstract: Mobile technologies advance by leaps and bounds. They make changes in social interactions. Consequently, teaching-learning processes that occur in school environment change as well. Such devices’ inclusion as teaching tools are among the consequences of advances in mobile technologies, which are understood as M-learning – or learning mobility. M-learning allows quick access to a greater number of information, either through networking or visual supplies, which would lead to further interaction between student and knowledge (information) and between teachers and students as well, who belong to the same virtual environment from now on. Despite information supporters and communication technologies’ consensus that M-learning is the most promising way to school nowadays, there are few papers that exploit it effectively. Literature review on the subject shows that empirical studies confirm its effectiveness in improving learning. Besides, it also makes teaching process easier. The most common obstacles to M-learning effective use with positive results for learning are: school infrastructure, socioeconomic conditions and teachers’ resistance by lack of expertise. Moreover, mobile devices used in M-learning are constantly improving and changing. This fact leads to a necessary knowledge renewal in conjunction with “devices exchange”. Intrinsic mobile devices transience scares teachers somehow, who need to update on how to handle the equipment as fast as it evolves. Thus, this research aims to find out what are the main difficulties for M-learning implementation for lack of teachers. Literature review on M-learning, analysis of the work already done on the subject and a survey with students and teachers from a Brazilian public school have identified teachers’ doubts and obstacles. Based on such results, Guide which aims to facilitate mobile devices’ school use was prepared. It is expected that this research meets its target audience - teachers - and that it allows to imbed M-learning as part of teaching-learning process at school environment.
Palavras-chave: 1.M-learning. 2.Formação docente. 3.Tecnologia.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Ó, Ana Paula de Souza do. M-learning: desafios aos docentes no contexto escolar. 2016. 95f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2695
Data de defesa: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula de Souza do Ó.pdf29.15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.