Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Estevão Luis Paiva da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958883539567707por
dc.contributor.advisor1Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909por
dc.contributor.referee1Santos, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785455419210090por
dc.contributor.referee2Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.date.accessioned2016-12-06T19:18:13Z-
dc.date.issued2016-09-09-
dc.identifier.citationSILVA, E. L. P. da. Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um teste, classificado em dois tipos A e B. Neste teste, dispomos sete questões com problemas de partilha, segundo o encadeamento definido por Marchand e Bednarz (1999). Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) e a classificação das estratégias de resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução de um determinado problema de partilha da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Notamos também relações semelhantes em nossa análise em comparação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the strategies used by undergraduate students in mathematics in solving shared problems. Our reference was of the research Câmara and Oliveira (2010), which also investigated the strategies used by students in the 6th grade of elementary school. Used as data collection instrument a test, classified into two types A and B. In this test, we have seven questions with sharing problems, according to the thread defined by Marchand and Bednarz (1999). We used as analytical categories constructed by the House and Oliveira (2010) and the classification of problems of algebraic structure type sharing solving strategies. Finally, we perform the analysis of the collected data, verifying the performance and basic strategies used by the subjects of higher education and comparing the results with of the research Câmara and Oliveira (2010). The results showed that students have more difficulty in solving a particular problem sharing the same way that of study Câmara and Oliveira (2010). We also noticed similar relationships in our analysis compared the nature of the problems. The results also indicate that students use the same resolution strategies, regardless of level of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-12-06T12:26:17Z No. of bitstreams: 1 PDF - Estevão Luis Paiva da Silva.pdf: 2558017 bytes, checksum: 4b701675a329fe241386aea4ac15a880 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-12-06T19:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Estevão Luis Paiva da Silva.pdf: 2558017 bytes, checksum: 4b701675a329fe241386aea4ac15a880 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-06T19:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Estevão Luis Paiva da Silva.pdf: 2558017 bytes, checksum: 4b701675a329fe241386aea4ac15a880 (MD5) Previous issue date: 2016-09-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5790/PDF%20-%20Estev%c3%a3o%20Luis%20Paiva%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProblemas de partilhapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectEstratégias de basepor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectSharing problemseng
dc.subjectTroubleshootingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEstratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilhapor
dc.title.alternativeStrategies used for graduates in mathematics in the share troubleshootingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estevão Luis Paiva da Silva.pdfPDF - Estevão Luis Paiva da Silva2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.