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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2553
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Matemática financeira e cidadania: Interlocução, leituras e experiências |
Autor: | Costa, Ana Luiza Araújo |
Primeiro orientador: | Sousa, Cidoval Morais de |
Primeiro membro da banca: | Vasconcelos, Tatiana Cristina |
Segundo membro da banca: | Barbosa, José Lamartine da Costa |
Terceiro membro da banca: | Mazocco, Fabricio José |
Resumo: | Esta dissertação descreve a investigação realizada sobre a importância da Educação Financeira na formação dos alunos do nono ano EJA da Escola Estadual Coronel Serveliano de Farias Castro na cidade de Caraúbas, estado da Paraíba. A pesquisa buscou respostas à seguinte pergunta: “De que modo a Educação Matemática com enfoque CTS pode contribuir para Educação Financeira aos alunos da EJA do Ensino fundamental?” Os dados foram obtidos a partir de um questionário realizado com a turma, assim como com a realização de um curso de educação Financeira, que foi realizado em dez encontros. A análise desses dados contribuiu para mostrar a importância da Educação Financeira no ensino de Matemática. Desse modo, o objetivo geral é investigar e desenvolver uma proposta didática, a partir de um curso de Educação Matemática Financeira para os alunos do nono ano EJA, incorporando contribuições do construtivismo sócio culturalista e sócia crítica, assimiladas pelo enfoque CTS. O trabalho possibilitou perceber a importância da Educação Matemática Financeira para a formação econômico-financeira dos alunos para que exerçam plena cidadania e que estejam aptos a tomadas de decisões financeira conscientes. |
Abstract: | This dissertation describes the research done on the importance of financial education in the training of students from the ninth year of EJA State School Coronel Serveliano de Farias Castro in the city of Caraúbas, state of Paraiba. The research sought to answer the question: "How does the mathematics education with CTS approach can contribute to financial education to the students of EJA elementary school?" The data were obtained from a questionnaire filled in by the class, as well as the realization of a financial education course, which was conducted in ten meetings. Analysis of these data helped show the importance of Financial Education in Mathematics Teaching. Thus, the overall objective is to investigate and develop an educational proposal from a course in Financial Mathematics Education for students of ninth grade EJA, incorporating contributions of constructivism culturalist partner and critical partner, assimilated by CTS approach. The work enabled realize the importance of Financial Mathematics Education for economic and financial education of students to exercise full citizenship and are able to made aware of financial decisions. |
Palavras-chave: | Educação matemática Educação financeira Educação de Jovens e Adultos - EJA Education mathematics Financial education |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | COSTA, A. L. A. Matemática financeira e cidadania: Interlocução, leituras e experiências. 2015. 101f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2553 |
Data de defesa: | 10-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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