Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Ana Luiza Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919134486342027por
dc.contributor.advisor1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Tatiana Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042671665043024por
dc.contributor.referee2Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee3Mazocco, Fabricio José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934562455367253por
dc.date.accessioned2016-09-09T18:52:52Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationCOSTA, A. L. A. Matemática financeira e cidadania: Interlocução, leituras e experiências. 2015. 101f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2553-
dc.description.resumoEsta dissertação descreve a investigação realizada sobre a importância da Educação Financeira na formação dos alunos do nono ano EJA da Escola Estadual Coronel Serveliano de Farias Castro na cidade de Caraúbas, estado da Paraíba. A pesquisa buscou respostas à seguinte pergunta: “De que modo a Educação Matemática com enfoque CTS pode contribuir para Educação Financeira aos alunos da EJA do Ensino fundamental?” Os dados foram obtidos a partir de um questionário realizado com a turma, assim como com a realização de um curso de educação Financeira, que foi realizado em dez encontros. A análise desses dados contribuiu para mostrar a importância da Educação Financeira no ensino de Matemática. Desse modo, o objetivo geral é investigar e desenvolver uma proposta didática, a partir de um curso de Educação Matemática Financeira para os alunos do nono ano EJA, incorporando contribuições do construtivismo sócio culturalista e sócia crítica, assimiladas pelo enfoque CTS. O trabalho possibilitou perceber a importância da Educação Matemática Financeira para a formação econômico-financeira dos alunos para que exerçam plena cidadania e que estejam aptos a tomadas de decisões financeira conscientes.por
dc.description.abstractThis dissertation describes the research done on the importance of financial education in the training of students from the ninth year of EJA State School Coronel Serveliano de Farias Castro in the city of Caraúbas, state of Paraiba. The research sought to answer the question: "How does the mathematics education with CTS approach can contribute to financial education to the students of EJA elementary school?" The data were obtained from a questionnaire filled in by the class, as well as the realization of a financial education course, which was conducted in ten meetings. Analysis of these data helped show the importance of Financial Education in Mathematics Teaching. Thus, the overall objective is to investigate and develop an educational proposal from a course in Financial Mathematics Education for students of ninth grade EJA, incorporating contributions of constructivism culturalist partner and critical partner, assimilated by CTS approach. The work enabled realize the importance of Financial Mathematics Education for economic and financial education of students to exercise full citizenship and are able to made aware of financial decisions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-09-08T14:18:10Z No. of bitstreams: 1 PDF - Ana Luiza Araújo Costa.pdf: 1599689 bytes, checksum: 6bd3ebed03a1f3ea6d77c99fc402bf11 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-09-09T18:52:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Ana Luiza Araújo Costa.pdf: 1599689 bytes, checksum: 6bd3ebed03a1f3ea6d77c99fc402bf11 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-09T18:52:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Ana Luiza Araújo Costa.pdf: 1599689 bytes, checksum: 6bd3ebed03a1f3ea6d77c99fc402bf11 (MD5) Previous issue date: 2015-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5408/PDF%20-%20Ana%20Luiza%20Ara%c3%bajo%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApor
dc.subjectEducation mathematicseng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleMatemática financeira e cidadania: Interlocução, leituras e experiênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Luiza Araújo Costa.pdfPDF - Ana Luiza Araújo Costa1.56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.