Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingos, Ronero Marcio Cordeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670469648409420por
dc.contributor.advisor1Huanca, Roger Ruben Huaman-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150172690409243por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Onuchic, Lourdes de la Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641323605322627por
dc.date.accessioned2016-09-06T16:54:35Z-
dc.date.issued2016-04-18-
dc.identifier.citationDOMINGOS, R. M. C. Resolução de problemas e modelagem matemática: Uma experiência na formação inicial de professores de Física e Matemática. 2016. 193f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2545-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi identificar e compreender como os alunos de Licenciatura em Física e Matemática desenvolvem suas habilidades e atitudes para a prática da sala de aula no contexto da Modelagem Matemática, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Para a realização desta pesquisa, foi empregada como metodologia cientifica, o Modelo de Thomas A. Romberg, em que ele apresenta dez atividades essenciais para o desenvolvimento de uma Pesquisa cientifica. A partir desse Modelo, foi possível a realização da investigação, planejamento e desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa de campo foi realizada com alunos dos cursos de Física e Matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campos de Salgueiro/PE, e da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC. Para esses alunos, foi oferecido um curso de Extensão sobre Equações Diferenciais Ordinárias no contexto da Modelagem Matemática. A Coleta dos dados foi feita mediante a aplicação de questionários, cadernos e anotações dos alunos e principalmente pelas gravações feitas ao longo de cada encontro. Da análise dos dados coletados durante a pesquisa de campo, constatou-se que a Metodologia Resolução de Problemas, trabalhada no contexto da Modelagem Matemática, foi um caminho promissor no preparo de futuros professores de Física e Matemática para o desenvolvimento de habilidades e atitudes para a prática da sala de aula. O trabalho desenvolvido na pesquisa de campo concedeu aos futuros professores momentos de criatividade, interesse nos conteúdos trabalhados e participação ativa nas atividades desenvolvidas durante o curso de extensão.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify and understand how undergraduated students of Physics and Mathematics develop their skills and attitudes to classroom practice in the context of mathematical modeling using the mathematics teaching-learning methodology through solving problems. For this research, it was employed as a scientific methodology, the Model Thomas A. Romberg, where he presents ten key activities for the development of a scientific research. From this model, it was possible to carry out the research, planning and todevelop this work. The field research was carried out with students of Physics and Mathematics major of the Federal Institute of Sertão Pernambucano, campus of Salgueiro / PE, and the Faculty of Humanities of the Sertão Central - FACHUSC. For these students it was offered an extension course on Ordinary Differential Equations in the context of Mathematical Modeling. The data collection was done through questionnaires, notebooks and students’nots, and especially by recordings made during each meeting. Da analysis of the data collected during the field research, it was found that the methodology Problems Solving, worked in the context of Mathematical Modeling, is a promising way to prepare future teachers of physics and mathematics to develop skills and attitudes to the classroom practice. The work in the field of research given to prospective teachers moments of creativity, interest in the contents worked and active participation in the activities developed during the course of extension.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-09-06T12:08:58Z No. of bitstreams: 1 PDF - Rônero Márcio Cordeiro Domingos.pdf: 3609346 bytes, checksum: fa278c1392706efa1f28d007aa85bdab (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-09-06T16:54:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Rônero Márcio Cordeiro Domingos.pdf: 3609346 bytes, checksum: fa278c1392706efa1f28d007aa85bdab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-06T16:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Rônero Márcio Cordeiro Domingos.pdf: 3609346 bytes, checksum: fa278c1392706efa1f28d007aa85bdab (MD5) Previous issue date: 2016-04-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5371/PDF%20-%20R%c3%b4nero%20M%c3%a1rcio%20Cordeiro%20Domingos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectResolução de problemas matemáticospor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleResolução de problemas e modelagem matemática: Uma experiência na formação inicial de professores de Física e Matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rônero Márcio Cordeiro Domingos.pdfPDF - Rônero Márcio Cordeiro Domingos3.52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.