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Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre o herói na literatura brasileira contemporânea: uma análise do romance O Cheiro do Ralo, de Lourenço Mutarelli
Autor: Santos, Renata Oliveira dos
Primeiro orientador: Queiroz, Rosângela Maria Soares de
Resumo: Explorando as encruzilhadas entre as diferentes linguagens artísticas e influenciado por autores como Dostoiévski, Kafka, Paul Auster, James Ellroy, Kurt Vonnegut, Ferréz, Valêncio Xavier e Glauco Matoso (alguns destes homenageados em O cheiro do ralo), Lourenço Mutarelli emerge na literatura brasileira do século XXI produzindo obras que, antes de provocar admiração e deleite, provocam estranhamento e inquietação. Seus romances, em geral, têm uma linguagem híbrida, herdada de sua produção como autor de histórias em quadrinhos, dramaturgo, ator e roteirista, muito marcada pela oralidade, pelas referências e reverências aos seus autores favoritos, pela cultura pop e popular, pelo crime, pela escatologia e pelo cenário urbano. Seus personagens, caracterizados pelo alheamento e pela sensação de dessentido da existência, refletem uma realidade que é cada vez mais comum na vida contemporânea: sujeitos fragmentados, desiludidos, desorientados e frustrados; homens que, incapazes de lidar com seus próprios sentimentos, recolhem-se num universo psicológico pautado na obscuridade e no individualismo doentio; narradores que ora se ocultam, como vemos em Nada me faltará, ora revelam suas mais escusas intimidades, como ocorre em O cheiro do ralo; heróis que, ao invés de virtudes, ostentam apenas vícios. Em nossa pesquisa, buscando conhecer as configurações do herói contemporâneo no romance O Cheiro do Ralo, de Lourenço Mutarelli, refletimos a respeito de suas idiossincrasias, bem como sobre de que modo este herói é retratado e que tipo de ser humano ele representa, questionamo-nos: Será que podemos chamar o protagonista sem nome d'O cheiro do ralo de herói? Se sim ou se não, por quê? Como se dá a caracterização desse herói? Que tipo de homem a narrativa pinta? Que traços (comportamentos, preferências, valores) dão mostras das várias dimensões constitutivas do suposto herói e de seu tempo? A fim de trabalhar estes questionamentos, desenvolvemos uma pesquisa de natureza bibliográfica com base em pressupostos qualitativointerpretativos, na qual, inicialmente, discutimos a questão do romance enquanto gênero (baseada em autores como Lucáks, Maingueneau e Watt) e o conceito de herói (para Campbell, Meletínski e Jung) que utilizamos. Nos capítulos dois e três, empreendemos uma análise detalhada da obra, frisando os momentos mais significativos da caracterização do herói e, no último capítulo, observamos estas características, principalmente a perversão (para Freud) e o individualismo, à luz da discussão sobre o contemporâneo ensejada por Agamben.
Abstract: Exploring the crossroads between different artistic languages and influenced by authors such as Dostoevsky, Kafka, Paul Auster, James Ellroy, Kurt Vonnegut, Ferréz, Valêncio Xavier and Glauco Matoso (some of these are mentioned in O cheiro do ralo) Lourenço Mutarelli emerges in the Brazilian literature of the XXI century producing works that, rather than provoke admiration and delight, provoke unease and estrangement. His novels generally have a hybrid language, inherited from his production as an author of comics, as an actor and as a dramatist, and it is deeply marked by oraliture, by references and reverence to his favorite authors, by pop and popular culture, by crime and eschatology and, most of all, by the urban settings. His characters, noticeable by their alienation, their lack of sense for the existence, reflect a reality that is increasingly common in contemporary life: fragmented, disillusioned, disoriented and frustrated people; men who, unable to cope with their own feelings, close themselves in a psychological universe grounded in dark and unhealthy individualism; narrators who sometimes lurk, as we see in Nada me faltará, or reveal their most intimate thoughts, as in O cheiro do ralo; heroes who, instead of virtues, have only vices. In our research, seeking to uncover the settings of contemporary hero in the novel O cheiro do ralo, by Lourenço Mutarelli, we reflect about his idiosyncrasies, as well as how this hero is portrayed and what kind of human being he is. We wonder: Can we call the unnamed protagonist of O cheiro do ralo a hero? If so or if not, why? How does the characterization of this hero happens? What kind of man the narrative paints? What traits (behaviors, preferences, values) show signs of the various constitutive dimensions of the supposed hero? In order to think about these questions we develop a bibliographical research based on qualitative-interpretative assumptions, in which, initially, we discuss the novel as a literary genre (based on authors like Lucáks, Maingueneau and Watt) and the concept of hero we use (by Campbell, Jung and Meletínski). In chapters two and three, we undertook a detailed analysis of the narrative, emphasizing the most significant moments of the characterization of the hero. In the last chapter, these characteristics were observed through the concepts of perversion (by Freud) and of individualism, inspired by the discussion about the contemporary times prompted by Agamben.
Palavras-chave: Análise crítica. Literatura brasileira. Romance. Herói. Contemporaneidade.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Santos, Renata Oliveira dos. Reflexões sobre o herói na literatura brasileira contemporânea: uma análise do romance O Cheiro do Ralo, de Lourenço Mutarelli. 2014. 110 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2526
Data de defesa: 24-Abr-2014
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