Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Carlos Alex-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600287587183673por
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fatima Castro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310por
dc.contributor.referee1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referee2Campos, Jamilson Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8395048488297971por
dc.date.accessioned2016-08-17T15:31:24Z-
dc.date.issued2015-11-13-
dc.identifier.citationALVES, C. A. Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim. 2015. 158f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2439-
dc.description.resumoO presente trabalho abrange uma pesquisa de Mestrado Profissional que discute aspectos teóricos e metodológicos envolvendo a Modelagem Matemática e a formação de professores de Matemática no campo dos saberes docentes. O objetivo geral da pesquisa é investigar quais os saberes docentes mobilizados por futuros professores ao vivenciarem atividades de Modelagem Matemática envolvendo o conteúdo matemático Função Afim. Os principais teóricos que embasaram a pesquisa foram Barbosa (2001; 2004) e Tardif (2002). A metodologia empregada foi um estudo de caso com alunos e ex-alunos do programa PIBID de Matemática desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino do município de Rio Tinto e a análise dos dados assumiu uma proposta qualitativa. Utilizamos como instrumentos de produção de dados um questionário diagnóstico e duas atividades de Modelagem Matemática com os temas “consumo de água na fatura doméstica” e “consumo consciente de energia elétrica”, ambas envolvendo o conteúdo Função Afim. Os dados recolhidos foram tabulados e analisados mediante o estabelecimento de três categorias principais de saberes docentes: Saberes de Modelagem Matemática, Saberes da formação do professor de Matemática para Modelagem e Saberes da sociedade. Os resultados revelaram a mobilização predominante de saberes pertinentes às duas primeiras categorias e possibilitou a percepção dinâmica deles frente o contexto das atividades de Modelagem que foram desenvolvidas. Concluímos que a formação profissional do professor de Matemática em relação à Modelagem para atuar na Educação Básica deve agregar aos Saberes de Modelagem, os Saberes da docência e os Saberes da sociedade, que compreende, também, o ambiente escolar e contexto dos estudantes. Por fim, apontamos que um ambiente de Modelagem pode se configurar em um dispositivo para a formação de futuros professores de Matemática e a descrição de saberes mobilizados e não mobilizados em um elemento de avaliação da qualidade desse processo.por
dc.description.abstractThis work is a professional master's research that discusses theoretical and methodological aspects involving Mathematical Modeling and training of mathematics teachers in the field of teaching knowledge. The main objective of this research is to investigate which knowledges are mobilized for future teachers when they are involved in the Modeling activities about mathematical content Function. The main theoretical framework that supported the research were Barbosa (2001, 2004) and Tardif (2002). The methodology used was a case study with students and ex- students of program PIBID of Mathematics developed at a public school of the Mamanguape municipality and the data analysis took a qualitative proposal. We used as instruments of production data a questionnaire and two Mathematical Modeling activities about issues related with water consumption in domestic context and aware of eletric energy consumption involving the Function content. The data collected were tabulated and analyzed by establishing three main categories of teacher knowledge: Knowledge of Mathematical Modeling, Knowledge of teacher of Mathematics for Modeling and Knowledge Society. The results revealed the predominant mobilization of relevant knowledge to the first two categories and enabled the dynamic perception of them facing the context of Modeling activities that have been developed. We conclude that the professional training of teachers of Mathematics to Modeling in Basic Education should add to Knowledge Modeling the Knowledge of teaching and Knowledge Society which also includes the school environment and context of students. Finally, we point out that a Modeling environment as developed can be configured on a device for the training of future teachers of Mathematics and also the description of mobilized (or not) knowledge can be un elemento of evaluation of the quality of this process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-08-15T17:42:49Z No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Alex Alves.pdf: 7986274 bytes, checksum: 7c5f373b1a277a10133f6c4e39876512 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-08-17T15:31:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Alex Alves.pdf: 7986274 bytes, checksum: 7c5f373b1a277a10133f6c4e39876512 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T15:31:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Alex Alves.pdf: 7986274 bytes, checksum: 7c5f373b1a277a10133f6c4e39876512 (MD5) Previous issue date: 2015-11-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5047/PDF%20-%20Carlos%20Alex%20Alves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMobilização de saberespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectKnowledge Mobilizationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleOs saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afimpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Alex Alves.pdfPDF - Carlos Alex Alves7.8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.