Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2398
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Experience in an Environmental Education Project in Physics classes of senior high school |
Autor: | Silva, Rodrigo Raposo da |
Primeiro orientador: | Silva, Jean Paulo Spinelly da |
Primeiro coorientador: | Freire, Morgana Ligia de Farias |
Primeiro membro da banca: | Lima, Aercio Ferreira de |
Segundo membro da banca: | Barros, Marcos Antonio |
Resumo: | O referido trabalho trata-se, de uma pesquisa envolvendo a Educação Ambiental, em uma abordagem CTSA para o Ensino de Física, realizada durante as aulas de Física do 3º ano F da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, no ano letivo de 2013. O trabalho descreve as etapas de produção de um projeto na turma do 3ºF, no qual os alunos realizaram pesquisas, direcionadas para o estudo de sistemas, capazes de converter a energia solar em outras formas de energia e que tivessem aplicações, como fornos, aquecedores solares e painéis solares. Foi proposto aos alunos, que criassem tais aparelhos, utilizando a reciclagem e os materiais de baixo custo. A referida pesquisa é justifica pelas necessidades de renovação do Ensino de Física, que procuram tornar os conhecimentos escolares mais significativos para a vida do estudante, inclusive mantendo relações com conhecimentos de outras áreas, é o caso da Educação Ambiental. Entre as principais ações do projeto, destacamos o uso e manipulação de pequenos painéis solares e medidores de energia, o desenvolvimento de miniprojetos com materiais reciclados e a construção de uma maquete, simulando uma casa sustentável. Com a aplicação da rotina de trabalho com projetos, na turma do 3º ano F, procurou-se investigar a partir de dados qualitativos colhidos a partir da aplicação de um questionário naquela turma, informações que dessem subsídio para a construção de uma proposta didática para o Ensino de Física em uma abordagem CTSA. Como produto da investigação, foi produzia uma proposta didática, cujo tema é a Energia Solar, abordada através da construção de miniprojetos. |
Abstract: | This work is a research project on Environmental Education which was carried out during the development of physics classes of senior high school, class F, at Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, during the school year 2013. The work describes the steps of the research project application in senior class, in which students conducted research directed to the study of systems capable of converting solar energy into other forms of energy that had applications, like ovens, solar heaters and solar power panels. The students were supposed to develop such apparatus by utilizing reuse of materials. Such research is justified by the renovation needs of education that seek to make the most significant school knowledge to the student life, including keeping with knowledge from other areas, such as environmental education. Such research is justified by the renovation needs of Physical Education, seeking to make the most significant school knowledge to the student life, including maintaining relationships with knowledge from other areas, in the case of Environmental Education. Among the main actions accomplished in the research project, we have the use and handling of solar mini panels and energy meters, the development of solar equipment with recycled materials and model building with solar panels. With the implementation of this work routine, we inquired from qualitative data collected through a questionnaire. With the application with project work routine, the class of 3rd year F, we tried to investigate from qualitative data gathered from the application of a questionnaire that class, information that give subsidy for the construction of a didactic proposal for the Physics Teaching in a CTSA approach. As product research, it has produced a didactic proposal, whose subject is the Solar Energy, addressed by building mini-projects. |
Palavras-chave: | Energia Solar Metodologia de Projetos Ensino de Física Educação Ambiental Environmental Education Solar energy Project Methodology Physics Education |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SILVA, R. R. da. A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio. 2015. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2398 |
Data de defesa: | 15-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rodrigo Raposo da Silva.pdf | PDF - Rodrigo Raposo da Silva | 3.88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.