Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2395
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estilos de aprendizagem e materiais didáticos digitais nos cursos de Licenciatura em Matemática a distância
Autor: Silva, Isaías Pessoa da 
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvanio de
Segundo membro da banca: Bastos, Heloísa Flora Brasil Nóbrega
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo investigar os estilos de aprendizagem dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD da UFPB e sua relação com os materiais didáticos. Fundamentada, teoricamente, na área da Matemática, nas pesquisas desenvolvidas pelos autores: Boyer (2010) e Roque (2012); nos estudos em EaD, buscamos apoio em Peters (2004), Litto e Formiga (2012); para a área de desenvolvimento de materiais didáticos, recorremos a Pais (2000), a Barreto (2007) e a Corrêa (2007), e para as teorias de aprendizagem, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Kolb (1984) sobre os estilos de aprendizagem. Partimos de dois questionamentos iniciais: Quais as principais dificuldades enfrentadas inicialmente pelos estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD? e Como os materiais didáticos digitais desenvolvidos procuram atender à heterogeneidade dos alunos da modalidade a distância e aos diferentes estilos de aprendizagem? Procurando respostas para esses questionamentos, tivemos como lócus de pesquisa a EaD da UFPB, mais precisamente, o Curso de Licenciatura em Matemática dessa instituição. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, cujos sujeitos pesquisados foram onze alunos de ambos os sexos na faixa etária de 25 a 49 anos. Utilizamos como instrumentos de pesquisa um protocolo adaptado de Lima (2007), que foi aplicado aos alunos da disciplina Matemática para o Ensino Básico I, para identificar quais os estilos de aprendizagem predominavam. Além disso, utilizamos uma entrevista semiestruturada. A coleta dos dados revelou que o estilo de aprendizagem predominante naqueles sujeitos é o divergente e que a maioria dos estudantes entrevistados apontaram o material didático utilizado na disciplina e o acesso à web como principais obstáculos no processo de ensino e aprendizagem e responsáveis por alguns fracassos. A análise dos dados apontou, ainda, que os alunos declararam que gostariam de ter tido como recurso didático as videoaulas e destacaram sua apresentados, podemos concluir que nosso objetivo foi atingido de maneira satisfatória, porquanto conseguimos identificar os estilos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados e as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa modalidade e trazer contribuições para futuras investigações. importância para terem mais sucesso na aprendizagem. Diante dos resultados apresentados, podemos concluir que nosso objetivo foi atingido de maneira satisfatória, porquanto conseguimos identificar os estilos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados e as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa modalidade e trazer contribuições para futuras investigações.
Abstract: This Master research aimed to investigate learning styles in Mathematics Course students in distance education mode (EAD) at UFPB and their relationship with the teaching materials. With theoretical assumptions in mathematics, as well as in researches developed by the authors: in distance education studies: Boyer (2010) and Roque (2012); for the teaching materials development area: Peters (2004), Litto & Formiga (2012); learning theories: Pais (2000), Barreto (2007) and Correa (2007), and learning style: Kolb (1984) . We have started with two initial questions: What are the main difficulties initially faced by Mathematics Course students in distance education mode? and How developed digital educational materials seek to face the students diversity in distance mode as well as different learning styles? Trying to look for answers to these questions our research was carried out at UFPB. The study was descriptive and exploratory, whose research subjects were eleven students of both sexes in the age group 25-49 years. We have used as tool a protocol adapted from Lima (2007), which was applied to students coursing the subject Mathematics for Basic Education I, in order to identify prevalent learning styles. In addition, we have used a semistructured interview. Data collection showed that the predominant learning style in those subjects was divergent and that most students interviewed listed the teaching materials used in the subject and the web access as the main obstacles in the teaching and learning process and also responsible for some failures. Data analysis also pointed out that students would like to have video classes as a teaching resource and emphasized its importance to succeed in learning. According to the presented results we can conclude that our objective was achieved, because we could identify the subjects learning styles and the main difficulties faced by those in this modality, furthermore, bring contributions for future research.
Palavras-chave: Estilos de aprendizagem
Educação a distância
Licenciatura em Matemática
Materiais didáticos digitais
Digital learning materials
Degree in Mathematics
Distance education
Learning styles
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, I. P. da. Estilos de aprendizagem e materiais didáticos digitais nos cursos de Licenciatura em Matemática a distância. 2014. 122p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2395
Data de defesa: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaias Pessoa da Silva.pdfPDF - Isaias Pessoa da Silva2.16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.