Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Isaías Pessoa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255794473950988por
dc.contributor.advisor1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Bastos, Heloísa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266838424159082por
dc.date.accessioned2016-07-22T20:27:27Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, I. P. da. Estilos de aprendizagem e materiais didáticos digitais nos cursos de Licenciatura em Matemática a distância. 2014. 122p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2395-
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado teve como objetivo investigar os estilos de aprendizagem dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD da UFPB e sua relação com os materiais didáticos. Fundamentada, teoricamente, na área da Matemática, nas pesquisas desenvolvidas pelos autores: Boyer (2010) e Roque (2012); nos estudos em EaD, buscamos apoio em Peters (2004), Litto e Formiga (2012); para a área de desenvolvimento de materiais didáticos, recorremos a Pais (2000), a Barreto (2007) e a Corrêa (2007), e para as teorias de aprendizagem, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Kolb (1984) sobre os estilos de aprendizagem. Partimos de dois questionamentos iniciais: Quais as principais dificuldades enfrentadas inicialmente pelos estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD? e Como os materiais didáticos digitais desenvolvidos procuram atender à heterogeneidade dos alunos da modalidade a distância e aos diferentes estilos de aprendizagem? Procurando respostas para esses questionamentos, tivemos como lócus de pesquisa a EaD da UFPB, mais precisamente, o Curso de Licenciatura em Matemática dessa instituição. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, cujos sujeitos pesquisados foram onze alunos de ambos os sexos na faixa etária de 25 a 49 anos. Utilizamos como instrumentos de pesquisa um protocolo adaptado de Lima (2007), que foi aplicado aos alunos da disciplina Matemática para o Ensino Básico I, para identificar quais os estilos de aprendizagem predominavam. Além disso, utilizamos uma entrevista semiestruturada. A coleta dos dados revelou que o estilo de aprendizagem predominante naqueles sujeitos é o divergente e que a maioria dos estudantes entrevistados apontaram o material didático utilizado na disciplina e o acesso à web como principais obstáculos no processo de ensino e aprendizagem e responsáveis por alguns fracassos. A análise dos dados apontou, ainda, que os alunos declararam que gostariam de ter tido como recurso didático as videoaulas e destacaram sua apresentados, podemos concluir que nosso objetivo foi atingido de maneira satisfatória, porquanto conseguimos identificar os estilos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados e as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa modalidade e trazer contribuições para futuras investigações. importância para terem mais sucesso na aprendizagem. Diante dos resultados apresentados, podemos concluir que nosso objetivo foi atingido de maneira satisfatória, porquanto conseguimos identificar os estilos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados e as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa modalidade e trazer contribuições para futuras investigações.por
dc.description.abstractThis Master research aimed to investigate learning styles in Mathematics Course students in distance education mode (EAD) at UFPB and their relationship with the teaching materials. With theoretical assumptions in mathematics, as well as in researches developed by the authors: in distance education studies: Boyer (2010) and Roque (2012); for the teaching materials development area: Peters (2004), Litto & Formiga (2012); learning theories: Pais (2000), Barreto (2007) and Correa (2007), and learning style: Kolb (1984) . We have started with two initial questions: What are the main difficulties initially faced by Mathematics Course students in distance education mode? and How developed digital educational materials seek to face the students diversity in distance mode as well as different learning styles? Trying to look for answers to these questions our research was carried out at UFPB. The study was descriptive and exploratory, whose research subjects were eleven students of both sexes in the age group 25-49 years. We have used as tool a protocol adapted from Lima (2007), which was applied to students coursing the subject Mathematics for Basic Education I, in order to identify prevalent learning styles. In addition, we have used a semistructured interview. Data collection showed that the predominant learning style in those subjects was divergent and that most students interviewed listed the teaching materials used in the subject and the web access as the main obstacles in the teaching and learning process and also responsible for some failures. Data analysis also pointed out that students would like to have video classes as a teaching resource and emphasized its importance to succeed in learning. According to the presented results we can conclude that our objective was achieved, because we could identify the subjects learning styles and the main difficulties faced by those in this modality, furthermore, bring contributions for future research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-04-20T12:42:39Z No. of bitstreams: 1 PDF - Isaias Pessoa da Silva.pdf: 2207178 bytes, checksum: 8124cb5beb542876e9f557ec52a985b8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-07-22T20:27:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Isaias Pessoa da Silva.pdf: 2207178 bytes, checksum: 8124cb5beb542876e9f557ec52a985b8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-07-22T20:27:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Isaias Pessoa da Silva.pdf: 2207178 bytes, checksum: 8124cb5beb542876e9f557ec52a985b8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-22T20:27:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Isaias Pessoa da Silva.pdf: 2207178 bytes, checksum: 8124cb5beb542876e9f557ec52a985b8 (MD5) Previous issue date: 2014-12-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4906/PDF%20-%20Isaias%20Pessoa%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstilos de aprendizagempor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectMateriais didáticos digitaispor
dc.subjectDigital learning materialseng
dc.subjectDegree in Mathematicseng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectLearning styleseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEstilos de aprendizagem e materiais didáticos digitais nos cursos de Licenciatura em Matemática a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaias Pessoa da Silva.pdfPDF - Isaias Pessoa da Silva2.16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.