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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Role Playing Game (RPG) como estratégia para repensar a prática docente em Ciências
Título(s) alternativo(s): THE ROLEPLAYING GAME (RPG) AS A STRATEGY TO RETHINK THE TEACHING PRACTICE IN SCIENCES
Autor: Melo, Tafarel Fernandes Tavares de 
Primeiro orientador: Dias, Márcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Sousa, Rute Alves de
Segundo membro da banca: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2000), documentos oficiais que norteiam o Ensino de Ciências, incentivam um proceder didático amplo e complexo, capaz de estimular o diálogo entre as disciplinas curriculares, o contexto histórico-social e os conhecimentos pré-estabelecidos nas redes naturais dos estudantes, destacando-se a importância do exercício da incerteza. Como proposta à inserção desta característica na condução do processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais/Biológicas, emerge deste contexto o estudo sobre Role Playing Game (RPG) aqui dissertado, no qual se objetivou refletir sobre a pertinência do RPG como estratégia para repensar a prática docente no Ensino de Ciências. Para tanto, buscou-se traçar um caminhar teórico que versa sobre a importância da incerteza no diálogo educacional, trabalhando possibilidades sobre aspectos como a inquietude, a imaginação e a metáfora no processo de construção de saberes e reconstruir a emergência do jogo, situando o aspecto fractalizado do RPG no contexto educacional. Paralelamente, a construção e tratamento dos dados aconteceu através da gravação em áudio/vídeo de entrevistas não diretivas com os participantes de pesquisa, mestres e jogadores de RPG, trabalhadas mediante análise temática do discurso (BARDIN 2011), observando-se a construção de argumentos entre turnos de fala, trabalhados a partir da análise pragmadialética (PÊCHEUX, 2012). Evidenciamos a construção de quatro categorias emergentes desta análise: 1) coletividade na prática; 2) ludicidade na prática; 3) criatividade durante a prática; e 4) aprendizagem durante a prática. Os resultados apontam que determinadas características pertinentes à prática do mestre de RPG na condução do jogo, entre as quais destacamos a construção coletiva do processo educacional, a função mediadora do processo, a pesquisa e a necessidade da incerteza durante a prática são parâmetros que podem ser considerados pelo professor de ciências durante o processo de ensinoaprendizagem.
Abstract: The official documents that are references to Science Education on Brazilian context (Lei de Diretrizes e Bases and the Parâmetros Curriculares Nacionais) encourage a broad and complex proceed teaching capable of stimulating dialogue between curriculum subjects, the social-historical context and pre-established knowledge in the natural networks of students, emphasizing the importance of exercise of uncertainty. As proposed the inclusion of this feature in the conduct of the Natural/Biological Sciences teaching-learning process, emerges from this context the study of Role Playing Game (RPG) lectured here, which aimed to reflect the relevance of the RPG as strategy to rethink the teaching practice in the Science Education. To this purpose, we sought to draw a theoretical walk that focuses on the importance of uncertainty in the educational dialogue, working possibilities about aspects such as inquietude, imagination and metaphor in the construction of knowledge process and reconstruct the emergence of the game, setting the aspect of multiple entries of RPG in the educational context. The construction and data processing/analysis happened through nondirective interviews with RPG’s masters and players audio/video recording, analyzed from thematic discourse analysis (BARDIN, 2011), observing the construction of arguments between shifts speech, worked from pragmadialetical analysis (PÊCHEUX, 2012). We highlight de construction of four categories that emerges of this analysis: 1) community on practice; 2) playfulness on practice; 3) creativity during practice; and 4) learning during practice. The results show the possibility of reflect the teaching practice from the game driving held by the RPG master, highlighting important aspects as the collective construction of the educational process, the mediating role of the teacher and the need for uncertainly in the process of teaching-learning.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Role Playing Games
Prática docente
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MELO, T. F. T. de. O Role Playing Game (RPG) como estratégia para repensar a prática docente em Ciências. 2014. 112p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2386
Data de defesa: 11-Dez-2014
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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