Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2335
Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
Autor: Silva, Tony Regy Ferreira da 
Primeiro orientador: Menezes, Marcus Bessa de
Primeiro membro da banca: Santos, Marcelo Câmara dos
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar os efeitos do Contrato Didático discutido por Guy Brousseau em uma sala de aula de matemática do Ensino Fundamental no conteúdo de geometria. Esse conceito, estudado pelo pesquisador, apresenta as cláusulas estabelecidas na relação didática, que na maioria das vezes são implícitas, elas regulam as expectativas, bem como o comportamento entre professor e aluno em relação ao saber visado. Assim, inicialmente, realizamos uma reflexão sobre as situações didáticas, buscamos discutir os conceitos do Contrato Didático, suas transgressões e renegociações, em seguida, focamos nossa discussão nos efeitos do Contrato Didático e depois apresentamos características do saber matemático, em nosso caso, circunferências e círculos. Para tanto, seguimos nossa metodologia, que teve a realização de observação das aulas, quando acompanhamos a abordagem de um professor de matemática com seus respectivos alunos diante do saber em jogo. Analisamos os dados coletados verificando a existência de efeitos do Contrato Didático. Através da nossa fundamentação teórica e dos dados coletados durante a realização da pesquisa, pudemos encontrar resultados que indicam a necessidade de reflexão sobre as relações estabelecidas no Contrato Didático e seus efeitos na sala de aula. Constatamos, ainda, que sua predominância se manteve diante das situações envolvendo a geometria. Identificamos elementos que nos comprovam o surgimento de efeitos a partir do cumprimento das regras de comportamento, regidas pelo Contrato Didático.
Abstract: Cette recherche visait à analyser les effets du contrat didactique discuté par Guy Brousseau dans une classe de mathématiques de l'école élémentaire de la teneur en géométrie. Ce concept, étudié par le chercheur, présente les clauses de la relation pédagogique, qui sont le plus souvent sous-entendus, ils régulent les attentes et les comportements entre l'enseignant et l'élève par rapport à connaître la cible. Donc, d'abord, nous avons mené une étude sur les situations d'enseignement, nous discutons des concepts de contrat didactique, leurs transgressions et renégociations, nous concentrons notre discussion sur les effets de contrat didactique et caractéristiques alors présents de la connaissance mathématique, dans notre cas, les cercles et cercles. Pour cela, nous suivons notre méthodologie, qui effectuait l'observation des classes, lorsque nous suivons l'approche d'un professeur de mathématiques avec leurs élèves sur les connaissances en jeu. Nous avons analysé les données recueillies en vérifiant l'existence d'effets du contrat didactique. Dans un second temps, nous avons analysé les données recueillies en vérifiant l'existence d'effets du contrat didactique. Grâce à notre base théorique et les données recueillies au cours de la recherche, nous avons trouvé de résultats qui indiquent la nécessité d'une réflexion sur les relations établies dans l'Accord didactique et ses effets dans la salle de classe. Nous notons également que sa prévalence est restée à des situations impliquant la géométrie. Nous identifions les éléments qui nous montrent l'apparition d'effets de la conformité avec les règles de comportement régies par le contrat didactique.
This research aimed to analyze the effects of the Didactic Contract discussed by Guy Brousseau in a mathematics classroom of elementary school in the geometry content. This concept, studied by the researcher, presents the clauses in the teaching relationship, which most often are implied, they regulate the expectations and behavior between teacher and student in relation to know the target. So, initially, we conducted a study of the teaching situations, we discuss the concepts of didactical contract, their transgressions and renegotiations, then we focus our discussion on the Didactic Contract effects and then present characteristics of mathematical knowledge, in our case, circles and circles. For this, we follow our methodology, which was conducting observation of classes, when we follow the approach of a math teacher with their students on the knowledge at stake. We analyzed the data collected by checking the existence of effects of the didactical contract. Through our theoretical foundation and the data collected during the research, we find results that indicate the need for reflection on the relations established in the Didactic Agreement and its effects in the classroom. We note also that its prevalence remained to situations involving geometry. We identify elements that show us the emergence of effects from compliance with the rules of behavior governed by the Didactic Contract.
Palavras-chave: Contrato Didático
Situação Didática
Geometria
Contrat didactique
Situation didactique
Géométrie
Didactic Contract
Situation Didactic
Geometry
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, T. R. F. da. Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo. 2016. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2335
Data de defesa: 18-Mar-2016
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tony Regy Ferreira da Silva.pdfPDF - Tony Regy Ferreira da Silva2.65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.