Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2282
Tipo do documento: Dissertação
Título: Animações virtuais interativas para o ensino da termodinâmica
Autor: Abrantes Júnior, João Bosco 
Primeiro orientador: Freire, Morgana Lígia de Farias
Primeiro coorientador: Gomes, Irio Vieira Coutinho Abreu
Primeiro membro da banca: Germano, Marcelo Gomes
Segundo membro da banca: Brito, Francisco de Assis de
Resumo: A inserção de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da Física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e estudante. Os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da Física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos que ela pode oferecer. Como exemplo, podemos citar os laboratórios virtuais disponíveis na internet que permitem o desenvolvimento de experiências virtuais promovendo uma fácil visualização dos fenômenos estudados. Neste trabalho, tivemos como objetivo, a partir da produção de um material didático com imagens animadas, denominadas Animações Virtuais Interativas, de conteúdos da Termodinâmica e, através de experiências na sala de aula, testar e investigar o alcance e seus limites. Como percurso metodológico adotamos a abordagem qualitativa e para os desdobramentos da investigação, foram usadas as seguintes formas: exploratória, descritiva e estudo de caso. Quanto ao estudo de caso, nesta pesquisa, está envolto ao processo de avaliação da validade de um instrumento pedagógico que é a aplicação dos objetos interativos virtuais simples, ou seja, as Animações Virtuais Interativas no conteúdo de termodinâmica. A escolha do conteúdo da Termodinâmica deu-se por este fazer parte da ementa do curso e/ou componente curricular em que o autor é professor, pela dificuldade de aprendizagem apresentada pelos estudantes, notado pelo baixo rendimento, verificado pelas notas abaixo da média, e por possuir alguns conceitos abstratos nas leis e fenômenos. As Animações Virtuais Interativas, mesmo com suas limitações, permitiram uma mudança na forma de ensinar e aprender criando um ambiente favorável para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The insertion of computational tools to assist in the teaching of physics is something increasingly required due to the new company's profile, school and student. Computing resources can promote the teaching and learning of physics, new ways of teaching, learning and thinking considering the various features it can offer. As an example, the virtual labs available on the internet that allow the development of virtual experiences promoting easy viewing of the phenomena studied. In this work, we aimed, from the production of didactic material with animated images, called Virtual Interactive Animations, of Thermodynamics content and, through experiences in the classroom, test and investigate the scope and limits. As methodological approach we have adopted the qualitative approach and the developments of the investigation, were used the following forms: exploratory, descriptive and case study. As for the case study, this research is shrouded the process of assessing the validity of a teaching tool that is the application of simple virtual interactive objects, ie, the Virtual Interactive Animations on thermodynamics content. The choice of Thermodynamics content took place in this part of the menu of the course and / or curriculum component in which the author is a teacher, learning disability presented by the students, noted for low income, verified by the notes below average, and by having some abstract concepts in laws and phenomena. Virtual Interactive Animations, even with its limitations, allowed a change in the way of teaching and learning by creating a favorable environment for teaching and learning.
Palavras-chave: Ensino de Física
Termodinâmica
Recursos digitais
Tecnologia na educação
Teaching of Physics
Thermodynamics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ABRANTES JÚNIOR, J. B. Animações virtuais interativas para o ensino da termodinâmica. 2015. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2282
Data de defesa: 25-Set-2015
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Bosco Abrantes Júnior.pdfPDF - João Bosco Abrantes Júnior1.93 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.