Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbrantes Júnior, João Bosco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2671119408218323por
dc.contributor.advisor1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Irio Vieira Coutinho Abreu-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2213395906535616por
dc.contributor.referee1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee2Brito, Francisco de Assis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4294161599213457por
dc.date.accessioned2016-04-12T22:53:51Z-
dc.date.issued2015-09-25-
dc.identifier.citationABRANTES JÚNIOR, J. B. Animações virtuais interativas para o ensino da termodinâmica. 2015. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2282-
dc.description.resumoA inserção de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da Física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e estudante. Os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da Física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos que ela pode oferecer. Como exemplo, podemos citar os laboratórios virtuais disponíveis na internet que permitem o desenvolvimento de experiências virtuais promovendo uma fácil visualização dos fenômenos estudados. Neste trabalho, tivemos como objetivo, a partir da produção de um material didático com imagens animadas, denominadas Animações Virtuais Interativas, de conteúdos da Termodinâmica e, através de experiências na sala de aula, testar e investigar o alcance e seus limites. Como percurso metodológico adotamos a abordagem qualitativa e para os desdobramentos da investigação, foram usadas as seguintes formas: exploratória, descritiva e estudo de caso. Quanto ao estudo de caso, nesta pesquisa, está envolto ao processo de avaliação da validade de um instrumento pedagógico que é a aplicação dos objetos interativos virtuais simples, ou seja, as Animações Virtuais Interativas no conteúdo de termodinâmica. A escolha do conteúdo da Termodinâmica deu-se por este fazer parte da ementa do curso e/ou componente curricular em que o autor é professor, pela dificuldade de aprendizagem apresentada pelos estudantes, notado pelo baixo rendimento, verificado pelas notas abaixo da média, e por possuir alguns conceitos abstratos nas leis e fenômenos. As Animações Virtuais Interativas, mesmo com suas limitações, permitiram uma mudança na forma de ensinar e aprender criando um ambiente favorável para o processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractThe insertion of computational tools to assist in the teaching of physics is something increasingly required due to the new company's profile, school and student. Computing resources can promote the teaching and learning of physics, new ways of teaching, learning and thinking considering the various features it can offer. As an example, the virtual labs available on the internet that allow the development of virtual experiences promoting easy viewing of the phenomena studied. In this work, we aimed, from the production of didactic material with animated images, called Virtual Interactive Animations, of Thermodynamics content and, through experiences in the classroom, test and investigate the scope and limits. As methodological approach we have adopted the qualitative approach and the developments of the investigation, were used the following forms: exploratory, descriptive and case study. As for the case study, this research is shrouded the process of assessing the validity of a teaching tool that is the application of simple virtual interactive objects, ie, the Virtual Interactive Animations on thermodynamics content. The choice of Thermodynamics content took place in this part of the menu of the course and / or curriculum component in which the author is a teacher, learning disability presented by the students, noted for low income, verified by the notes below average, and by having some abstract concepts in laws and phenomena. Virtual Interactive Animations, even with its limitations, allowed a change in the way of teaching and learning by creating a favorable environment for teaching and learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-04-05T14:22:52Z No. of bitstreams: 1 PDF - João Bosco Abrantes Júnior.pdf: 1978510 bytes, checksum: dec0624e2853975f721a663b9f203b6a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-04-12T22:53:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - João Bosco Abrantes Júnior.pdf: 1978510 bytes, checksum: dec0624e2853975f721a663b9f203b6a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-12T22:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - João Bosco Abrantes Júnior.pdf: 1978510 bytes, checksum: dec0624e2853975f721a663b9f203b6a (MD5) Previous issue date: 2015-09-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4637/PDF%20-%20Jo%c3%a3o%20Bosco%20Abrantes%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectRecursos digitaispor
dc.subjectTecnologia na educaçãopor
dc.subjectTeaching of Physicseng
dc.subjectThermodynamicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnimações virtuais interativas para o ensino da termodinâmicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Bosco Abrantes Júnior.pdfPDF - João Bosco Abrantes Júnior1.93 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.