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Tipo do documento: Dissertação
Título: GEOGRAFIA NA ESCOLA: UM CONHECIMENTO ALINHADO À CIDADANIA?
Título(s) alternativo(s): Geography at School: is this subject aligned to the citizenship?
Autor: Farias, Ana Lucia Lucêna de 
Primeiro orientador: Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de
Primeiro membro da banca: Moura, Arlete Pereira
Segundo membro da banca: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: O discurso sobre cidadania, além das lutas por sua conquista e afirmação tece a sociedade brasileira atual. O Estado através de proposituras legais para o seu sistema educacional Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), normatiza a formação do cidadão como uma das finalidades do sistema educacional. À Escola, cabe alinhar-se a essa finalidade, através de sua dinâmica curricular, na qual têm espaço a Geografia e os demais componentes do currículo, respectivos professores e corpo técnico administrativo da escola. Neste contexto, definiu-se o objetivo desta pesquisa: analisar a contribuição da Geografia para a formação do cidadão, identificando em atividades de sala de aula e no discurso do professor sinalizações dessa formação. A identificação da bordagem da Geografia Tradicional e da Geografia Crítica, foi também posta como objetivo a ser observado nas referências discursivas do professor. A pesquisa seguiu a modalidade estudo de caso, com duas turmas de 5ª e 6 ª série do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Campina Grande. Utilizamos a observação e a entrevista para coleta de dados, nos meses de Dezembro de 2006 e Fevereiro/ abril de 2007, 6 professores foram entrevistados e 4 observados durante 56 aulas. A pesquisa possibilitou identificarmos nas práticas pedagógicas do ensino da geografia elementos que favorecem ou desencadeiam a formação de cidadania, através de rotinas que observam o cumprimento dos deveres dos escolares; das atividades que desenvolvem conteúdos, programáticos da geografia; das metodologias que favorecem a participação e atitudes de respeito; da acolhida a pequenas críticas de alunos. Constatamos, também, que a concepção dos pesquisados sobre cidadania focaliza, principalmente, a relação direitos e deveres; críticas à cidadania não realizada; papel do docente nessa formação. Não foi possível apreendermos, entretanto, até onde vai a consciência dos educadores sobre a especificidade das situações em que sua ação pedagógica era também formadora de cidadania. Entendemos que educar para a cidadania significa, também, em distinguir valores universais de valores de cada cultura.
Abstract: The discourse about citizenship and the struggle for its conquest and establishment build the current Brazilian society. The State, through legal proposals to its educational system Law of National Educational Guidelines and Bases (9.394/96) -, establishes norms to the citizen formation as one of the aims of this system. The school has to align itself to this objective through its curriculum dynamics, in which there is place to Geography and other components of curriculum, and its teachers and technician staff from school. In this context, the objective of this research was to analyze the contribution of Geography to the citizen formation, to understand the activities in classroom as well as the teacher s discourse signs of this formation. The identification of the theoretical-methodological approach of the Traditional Geography and Critical Geography was also taken as an objective to be observed in the teacher s discursive references. This is a case study research with 5th and 6th grade groups from elementary school in Campina Grande, PB. Observation and interview were used to data collecting, what happened in December 2006 and February/April 2007 when six teachers were interviewed, and four of them had 56 classes observed. This research made possible to identify, in the pedagogical practice of Geography teaching, elements that promote or unleash the citizenship formation, through routine that observe the students duties accomplishment; the activities that develop geography syllabus; methodology that promote the participation and the regard attitude formation; the reception of student small critics. It was also perceived that the concept of the researchers about the concept of citizenship is centered mainly in the relation between rights and duties; critics to the citizenship not accomplished in the Brazilian society; the teacher s role in the citizen s formation. Although it was not possible to know how far the teacher s awareness about the specificity of situations in which his/her pedagogical action was also a citizenship forming. In our point of view, teaching to citizenship means, among other meanings, spread universal values from each culture values.
Palavras-chave: Educação
Ensino de Geografia
Cidadania.
Education Geografhy
teaching
citizenship
Educação
Ensino de Geografia
Cidadania.
Education Geografhy
teaching
citizenship
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
Programa: Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
Citação: FARIAS, Ana Lucia Lucêna de. Geography at School: is this subject aligned to the citizenship?. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2152
Data de defesa: 10-Dez-2007
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