Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2132
Tipo do documento: Dissertação
Título: A modelagem matemática no Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados por professores em uma atividade de geometria
Título(s) alternativo(s): The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity
Autor: Sousa, Marcos Edson Alves de 
Primeiro orientador: Rêgo, Rômulo Marinho do
Primeiro membro da banca: Medeiros, Kátia Maria de
Segundo membro da banca: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do processo formativo realizado em um curso sobre Modelagem Matemática, a partir de um material didático desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPECOM voltado para a formação de professores quanto a utilização da Modelagem Matemática. Analisamos especificamente como as fases da Modelagem foram mobilizados em sala após a realização do curso. Trata-se de uma observação participante feita com um professor de uma escola pública do município de Pocinhos, abordando conteúdos de Geometria. As atividades de elaboração do curso, encontros com os professores e utilização dos seus conhecimentos em sala de aula do Ensino Fundamental foram realizadas de forma colaborativa envolvendo pesquisadores, professores e alunos do fundamental utilizando o design experimental de Lesh e do aporte teórico de Bassanezi, Biembegut e Barbosa, de forma presencial e a distância, abordando questões de Modelagem, envolvendo contextos locais. Especificamente, observamos as fases da Modelagem Matemática utilizadas na intervenção desde o planejamento até a fase de execução das atividades de modelagem, analisando a atuação do professor e a maneira como ele e os alunos trabalharam. Concluímos que das dez fases sugeridas no curso, seis foram desenvolvidas por completo, duas parcialmente e as duas últimas não foram abordadas, indicando a predominância do ensino voltado para a obtenção de uma solução, não trabalhando a adequação e o refinamento da solução obtida.
Abstract: This research aims to analyze the contribution of the training process conducted in a course on mathematical modeling, from an educational material developed by the research group GPECOM facing teacher education as the use of Mathematical Modeling. Analyzed specifically as the phases of modeling were mobilized in room after travel. It is a participant observation with a teacher in a public school in the city of Pocinhos, addressing topics of Geometry. The elaboration of the course activities, meetings with teachers and use their knowledge in the classroom of elementary school room were done collaboratively involving researchers, teachers and students using the basic experimental design Lesh and theoretical contribution of Bassanezi, Biembegut and Barbosa, in person and remotely addressing issues of modeling, involving local contexts. Specifically, we observed the phases of Mathematical Modeling used in intervention from the planning to the implementation phase of modeling activities, analyzing teacher performance and the way he and the students worked. We conclude that the ten stages suggested in the course, six were developed completely, partially two and the last two were not addressed, indicating the predominance of teaching for obtaining a solution, not working the adequacy and the refinement of the solution obtained.
Palavras-chave: Educação matemática
Modelagem matemática
Ensino básico
Geometria
Mathematics education
Mathematical modeling
Basic education
Geometry
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUSA, Marcos Edson Alves de. The Mathematical Modeling in Elementary Education: A study of the concepts mobilized by teachers in a geometry activity. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2132
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Edson Alves de Sousa.pdf5.76 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.