Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2122
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino aprendizagem de função através da resolução de problemas e representações múltiplas
Título(s) alternativo(s): Function teaching and learning through problem solving and multiple representations
Autor: Brandão, Jefferson Dagmar Pessoa 
Primeiro orientador: Andrade, Silvanio de
Primeiro membro da banca: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Resumo: O presente trabalho analisa as dificuldades e possibilidades da metodologia de ensino aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, aliada ao trabalho com as representações múltiplas, visando à formação do conceito de função em sala de aula. Toma-se com base as cinco grandes ideias essenciais para o desenvolvimento do conceito de função propostas por Cooney, Beckmann e Lloyd (2010), a saber: o conceito de função; covariação e taxa de variação; família de funções; combinação e transformação de funções e representações de funções. Faz-se, também, uma revisão bibliográfica de algumas pesquisas nacionais que abordaram, como tema, o conceito de função, cujo olhar se voltou para aquelas que possuem correlação com a nossa pesquisa a fim de compreender o que essas investigações tratam sobre o tema função, consequentemente, fazendo um aprofundamento. Optou-se pelo trabalho em sala de aula por utilizar a resolução, proposição e exploração de problemas, razão por que dedicamos algumas páginas para discutir seus aspectos. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo na modalidade de pesquisa pedagógica na qual o professor pesquisa sua própria prática em sala de aula. A pesquisa foi aplicada em uma escola Pública da cidade de Lagoa Seca, PB, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Dentre os resultados detectados, o trabalho com as diferentes representações de funções fez com que os alunos conseguissem ver mais detalhes do conceito de função permitindo uma compreensão mais consistente; observou-se que o uso da metodologia de resolução de problemas permitiu que os alunos se envolvessem com as atividades e se sentissem mais motivados a estudar o conteúdo.
Abstract: This paper analyzes the difficulties and possibilities of mathematics teaching and learning through problem solving, coupled with multiple representations, viewing the formation of the function concept in the classroom. It becomes the basis of the five big essential ideas for the development of the concept of function proposed by Cooney, Beckmann and Lloyd (2010), namely, the concept of function, covariation and rate of change, family of functions, combination and transformation of functions and representations of functions. Also becomes a literature review of some Brazilian research that addressed the concept of function, whose gaze turned to those who have correlation with our research in order to understand what these investigations deal on it. We opted for the work in the classroom by using the problem solving, posing and exploration, which is why we devote a few pages to discuss it. The research methodology is a qualitative approach in the form of teacher research in which the teacher researcher tries to look his own practice in the classroom. The survey was conducted in a public school in the Lagoa Seca city, Paraíba State, Brazil, with a high school first year classroom. Among the detected working with function different representations was realized that the students were able to see more details of the concept of function allowing a more consistent understanding this, it was also observed that the use of problem solving, posing and exploration methodology allowed the students to get involved with the classroom activities and feel more motivated to study the contents.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Função matemática
Representações múltiplas
Sala de aula
Educação Matemática
Problem Solving
Function
Multiple Representations
Classroom
Mathematics Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: BRANDÃO, Jefferson Dagmar Pessoa. Function teaching and learning through problem solving and multiple representations. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2122
Data de defesa: 29-Set-2014
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Dagmar Pessoa Brandao.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.