Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorColaço, Walber Santiago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8219816979138970por
dc.contributor.advisor1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.advisor1LattesLINS, Abigail Fregnipor
dc.contributor.referee1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referee2Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:22:03Z-
dc.date.available2014-05-28-
dc.date.issued2010-12-13-
dc.identifier.citationCOLAÇO, Walber Santiago. Movement of modern mathematics to modern times: an analysis of textbooks on explaining and exploring the properties of operations. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1977-
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado consiste em analisar seis coleções de livros didáticos, sendo três deles da época do Movimento da Matemática Moderna e outros três dos tempos atuais. Procuramos analisar livros didáticos os mais usados em ambas as épocas. A análise dos mesmos está baseada em conceitos e argumentações como categorias de análise sobre as propriedades das operações. Alguns dos resultados mostram que na época do Movimento da Matemática Moderna havia uma maior explicação das propriedades nos livros, fazendo com que o aluno se apercebesse das propriedades das operações, evitando assim uma compreensão sem fundamento matemático. Já livros didáticos dos tempos atuais têm mostrado ausência, por muitas vezes completa, de explicações de teor matemático para que o aluno esteja a par, e entenda matematicamente, o porquê de certas passagens matemáticas na resolução de problemas que envolvam propriedades das operações. Os resultados obtidos nos levam a sugerir que seja inserida a história do Movimento da Matemática Moderna nos cursos de Licenciatura em Matemática, pois professores da atualidade não conhecem esse Movimento. Tal inserção baseia-se em nossa crença sobre a necessidade da formalidade matemática, juntamente com a contextualização dos conteúdos hoje presentes, para uma educação matemática fortalecida.por
dc.description.abstractThis research work analyzed six collection of text books, three of them from the time of Modern Mathematics Movement and the other three from nowadays. We seek to analyze the most used text books of both times. The analyzes was based in concepts and argumentation as cathegories of analysis on operation proprieties. Some of the findings have shown that in the time of Modern Mathematics Movement there was more explication of the operation proprieties in the text books, by making the student to be aware of them, avoiding then a comprehension without mathematical foundation. On the other hand, the nowadays text books have shown lack, most of the time all, of mathematical explication for the student to be aware of, and understand mathematically speaking, why of certain mathematical steps in problem solving which involve operation proprieties. The research findings lead us to suggest that History of Modern Mathematics Movement be taken in Initial Mathematics Teacher Education as nowadays teachers are not aware of this Movement. This suggestion is based in our belief of the need of mathematical formality, along with content contextualization present today, for a stronger mathematical education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:22:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Walber Santiago Colaco.pdf: 2654017 bytes, checksum: ede2399b62cf5cf0f7f49aa0adbaa850 (MD5) Previous issue date: 2010-12-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3979/PDF%20-%20Walber%20Santiago%20Colaco.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectTeaching Matheng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleMovimento da matemática moderna aos tempos atuais: uma análise de livros didáticos sobre explicitação e exploração das propriedades das operaçõespor
dc.title.alternativeMovement of modern mathematics to modern times: an analysis of textbooks on explaining and exploring the properties of operationseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walber Santiago Colaco.pdf2.59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.