Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ledevande Martins da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271539735715606por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.referee1LattesLINS, Abigail Fregnipor
dc.contributor.referee2Onuchic, Lourdes de La Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641323605322627por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:22:01Z-
dc.date.available2014-05-28-
dc.date.issued2013-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ledevande Martins da. Understanding of essential ideas to the learning-teaching of functions via solving, posing and exploration of problems. 2013. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1972-
dc.description.resumoNa presente pesquisa investigamos compreensões de ideias essenciais de funções por alunos e analisamos as contribuições da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, proposição e exploração de problemas. Nosso olhar se voltou para a literatura da Álgebra Escolar ao ensino-aprendizagem do conceito de função. Há muitas pesquisas sobre o ensino de funções que revelam a importância deste tema. Tomamos como referências teóricas, o ensino-aprendizagem de funções ao longo do currículo com as representações múltiplas de funções e o desenvolvimento de compreensão essencial de funções por Cooney, Beckmann e Lloyd. Para o trabalho em sala de aula optamos pela resolução, proposição e exploração de problemas, na qual interação e mediação foram elos para formação de conceitos, conforme Vygotsky. A pesquisa foi qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica, de acordo com Lankshear e Knobel, na qual o professor pesquisa sua própria prática em sala de aula. Para o levantamento dos dados usamos notas, descrições, análises de aulas e as produções de alunos. O trabalho de campo foi realizado com uma turma de 1º ano do Ensino Médio em uma escola Pública Estadual de Pernambuco na cidade de Recife. A ação/interação em sala de aula ocorreu com a formação de grupos, propiciando o trabalho de atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal. As descrições e análises das aulas apontam, basicamente, dificuldades conceituais e de conversão entre representações diversas de funções. Os resultados evidenciaram que uma compreensão de ideias essenciais de funções se dá mediante transições entre essas ideias em múltiplas interpretações, características e conexões entre elas. A conclusão final deste trabalho evidenciou que resolução, proposição e exploração de problemas favorecem possibilidades de desenvolver compreensões essenciais de funções e extensões contextuais mais abrangentes na promoção da cidadania.por
dc.description.abstractIn this present research we have investigated understandings of essential ideas of functions by students and we have analyzed the contributions of the methodology for learning-teaching Mathematics via solving, posing and exploration of problems. Our focus has turned to literature from Algebra School to the learning-teaching of the concept of function. There are many researches about teaching of functions that reveal the importance of this theme. We have taken as theoretical references the learningteaching of functions along the curriculum with the multiple representations of functions and the development of essential understanding of functions by Cooney, Beckmann and Lloyd. To work in the classroom we have chosen solving, posing and exploration of problems using interaction and mediation as links to the formation of concepts accordingly to Vygotsky s ideas. The research was qualitative in pedagogical research way according to Lankshear and Knobel, in which the teacher research his own classroom practice. For the survey data we have used notes, descriptions and lessons analysis as well as students productions. Fieldwork was conducted with a group of student from first year High School in the Public School of State of Pernambuco in the Recife city, the action/interaction in the classroom has occurred with the formation of groups, providing work of performance in the Proximal Development Zone. The descriptions and lessons analysis pointed out basically conceptual and conversion difficulties among different representations of functions and the results have showed that an understanding of essential ideas about functions occurs by transitions among these ideas in multiple interpretations, characteristics and connections to one another. The final conclusion of this study has shown that solving, posing and exploration of problems have allowed possibilities of developing essential understanding of functions as well as broader contextual extensions in citizenship promoting.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:22:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Ledevande Martins da Silva.pdf: 5115641 bytes, checksum: 14c48aa3724c6b3e14ee0125b34132b4 (MD5) Previous issue date: 2013-05-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3970/PDF%20-%20Ledevande%20Martins%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectFunção matemáticapor
dc.subjectPesquisa pedagógicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleCompreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemaspor
dc.title.alternativeUnderstanding of essential ideas to the learning-teaching of functions via solving, posing and exploration of problemseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ledevande Martins da Silva.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.