Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1837
Tipo do documento: Dissertação
Título: O cinema e o ensino da Física: uma experiência sob olhar CTS
Autor: Dantas, Geraldo da Mota 
Primeiro orientador: Sousa, Cidoval Morais de
Primeiro membro da banca: Kulesza, Wojciech Andrzej
Segundo membro da banca: Germano, Marcelo Gomes
Terceiro membro da banca: Costa, Antônio Roberto Faustino da
Resumo: A presente dissertação trata de um relato de experiência sobre a utilização de filmes nas aulas de física. O pressuposto que orienta o trabalho, inspirado nos estudos CTS, utiliza como Campo de Pesquisa o Colégio Geo-Patos, da rede privada de ensino e o Instituto Federal de Alagoas Campus Palmeira dos Índios, da rede pública de ensino, e que teve por objetivo verificar a apropriação de conteúdos de física incluindo, dentre as estratégias de ensino, filmes em sala de aula. Foram trabalhados, especificamente, os conteúdos de hidrostática e gravitação, a partir de duas películas: Titanic (1997) e Apolo 13 (1995). A experiência recebeu influência direta de dois tipos de leitura - uma focada na discussão e validade da estratégia (metodologia e didática) e outra numa compreensão de ciência contextualizada e crítica, proporcionada por autores do campo CTS (estudos sociais da ciência e da tecnologia). Buscou-se, por outro lado, associado ao uso do cinema em sala de aula e dos conteúdos vinculados, fazer uma discussão crítica do lugar da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento desse processo, foram importantes a realização de algumas leituras pontuais de autores que transitam no campo CTS, um movimento originado nos Estados Unidos e na Europa, no final do ano de 1960 e início do ano de 1970, cuja característica principal consiste em rechaçar de forma veemente, a ciência como um constructo autônomo, desinteressado e potencialmente bom. Concluindo-se se constatou que a utilização de filmes no ensino de Física, facilita a aprendizagem.
Abstract: This dissertation is an experience report on the use of films in physics classrooms. The assumption that guides the work, inspired by the CTS studies, use as search fields the College Geo-Duck, the private schools and the Instituto Federal de Alagoas Campus Palmeira dos Indios, the public school system, and aimed to verify the appropriation of content including physics, among the teaching strategies, classroom films. Were worked out, specifically, the contents of hydrostatic and gravity, from two films, "Titanic" (1997) and "Apollo 13" (1995). The experience received direct influence of two types of reading - one focused on discussion and validity of the approach (methodology and teaching), and another in a contextualized understanding of science and criticism, provided by authors from the field (CTS social studies of science and technology). We tried to, on the other hand, associated with the use of film in the classroom and content tied to a critical discussion of the place of science and technology in contemporary society. For the development of this process, it was important to perform some specific readings of authors who cross the CTS field, a movement originated in the United States and Europe at the end of 1960 and beginning of 1970, whose main characteristic is to reject, forcefully, science as a construct autonomous, disinterested and potentially good. In conclusion, it was that found the use of films in the teaching of physics, facilitates learning.
Palavras-chave: Ensino de Física
Interdisciplinaridade
Cinema
Physics teaching
Interdisciplinarity
Cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: DANTAS, Geraldo da Mota. O cinema e o ensino da Física: uma experiência sob olhar CTS. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1837
Data de defesa: 22-Set-2011
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geraldo da Mota Dantas.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.