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dc.creatorDantas, Geraldo da Mota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717342677927918por
dc.contributor.advisor1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee1Kulesza, Wojciech Andrzej-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175por
dc.contributor.referee2Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee3Costa, Antônio Roberto Faustino da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402346165525365por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:20:29Z-
dc.date.available2013-02-15-
dc.date.issued2011-09-22-
dc.identifier.citationDANTAS, Geraldo da Mota. O cinema e o ensino da Física: uma experiência sob olhar CTS. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1837-
dc.description.resumoA presente dissertação trata de um relato de experiência sobre a utilização de filmes nas aulas de física. O pressuposto que orienta o trabalho, inspirado nos estudos CTS, utiliza como Campo de Pesquisa o Colégio Geo-Patos, da rede privada de ensino e o Instituto Federal de Alagoas Campus Palmeira dos Índios, da rede pública de ensino, e que teve por objetivo verificar a apropriação de conteúdos de física incluindo, dentre as estratégias de ensino, filmes em sala de aula. Foram trabalhados, especificamente, os conteúdos de hidrostática e gravitação, a partir de duas películas: Titanic (1997) e Apolo 13 (1995). A experiência recebeu influência direta de dois tipos de leitura - uma focada na discussão e validade da estratégia (metodologia e didática) e outra numa compreensão de ciência contextualizada e crítica, proporcionada por autores do campo CTS (estudos sociais da ciência e da tecnologia). Buscou-se, por outro lado, associado ao uso do cinema em sala de aula e dos conteúdos vinculados, fazer uma discussão crítica do lugar da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento desse processo, foram importantes a realização de algumas leituras pontuais de autores que transitam no campo CTS, um movimento originado nos Estados Unidos e na Europa, no final do ano de 1960 e início do ano de 1970, cuja característica principal consiste em rechaçar de forma veemente, a ciência como um constructo autônomo, desinteressado e potencialmente bom. Concluindo-se se constatou que a utilização de filmes no ensino de Física, facilita a aprendizagem.por
dc.description.abstractThis dissertation is an experience report on the use of films in physics classrooms. The assumption that guides the work, inspired by the CTS studies, use as search fields the College Geo-Duck, the private schools and the Instituto Federal de Alagoas Campus Palmeira dos Indios, the public school system, and aimed to verify the appropriation of content including physics, among the teaching strategies, classroom films. Were worked out, specifically, the contents of hydrostatic and gravity, from two films, "Titanic" (1997) and "Apollo 13" (1995). The experience received direct influence of two types of reading - one focused on discussion and validity of the approach (methodology and teaching), and another in a contextualized understanding of science and criticism, provided by authors from the field (CTS social studies of science and technology). We tried to, on the other hand, associated with the use of film in the classroom and content tied to a critical discussion of the place of science and technology in contemporary society. For the development of this process, it was important to perform some specific readings of authors who cross the CTS field, a movement originated in the United States and Europe at the end of 1960 and beginning of 1970, whose main characteristic is to reject, forcefully, science as a construct autonomous, disinterested and potentially good. In conclusion, it was that found the use of films in the teaching of physics, facilitates learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Geraldo da Mota Dantas.pdf: 1272924 bytes, checksum: 4880d9c6b6031330fd6eae3d356819e2 (MD5) Previous issue date: 2011-09-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3829/PDF%20-%20Geraldo%20da%20Mota%20Dantas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectCinemaeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleO cinema e o ensino da Física: uma experiência sob olhar CTSpor
dc.typeDissertaçãopor
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