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dc.creatorBezerra, Sandro Mangueira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235302J1por
dc.contributor.advisor1Silva, Edil Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792815D9por
dc.contributor.referee1Medeiros, Jovany Luis Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796846T6por
dc.contributor.referee2Másculo, Francisco Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P25587por
dc.contributor.referee3Maribondo, Juscelino de Farias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727369Y8por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:19:59Z-
dc.date.available2009-05-19-
dc.date.issued2006-11-28-
dc.identifier.citationBEZERRA, Sandro Mangueira. AS VOLTAS QUE O ÔNIBUS DÁ: UMA AVALIAÇÃO SOBRE AS CONDIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO DOS MOTORISTAS DE MICRO-ÔNIBUS. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Promoção da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1809-
dc.description.resumo(Introdução) Este trabalho tem por objetivo analisar as influências das condições termofísicas (ruído, temperatura e iluminação) e da organização do trabalho sobre a saúde dos motoristas de micro-ônibus urbanos de uma empresa de transporte coletivo na cidade de Campina Grande-PB. (Referencial Teórico) O embasamento teórico para o desenvolvimento do trabalho envolveu os temas Ergonomia, Antropometria e sua relação com o posto de trabalho, a profissão de motorista de ônibus e micro-ônibus, a posição sentada e suas conseqüências para a saúde e as influências das condições termofísicas e da organização do trabalho nas atividades dos motoristas de microônibus. (Procedimentos Metodológicos) Foram avaliados 12 motoristas de micro-ônibus desta empresa. Realizaram-se observações geral e sistemática da atividade, foram aplicados questionários com questões fechadas e abertas, além de medições: dos fatores ambientais, antropométricas dos indivíduos e dos postos de trabalho. (Resultados e Discussão) Os principais resultados indicaram que 75% dos entrevistados não praticavam atividade física, 58% estavam acima do peso normal, dos quais 16% apresentavam obesidade tipo I e 83,4% apresentavam queixas de dores após o trabalho, sendo 50 % dessas dores localizadas na coluna vertebral. Os níveis de ruídos encontrados foram inferiores a 85 dB, no entanto, percebeu-se a ocorrência de picos de ruídos, de duração média de 1 segundo, da ordem de 95 dB, quando o veículo estava parado e o público passava pela catraca de controle de passageiros, estes picos afetam a concentração do motorista e podem desencadear problemas de natureza psíquica, do tipo: irritação, redução da destreza, entre outros. Quanto à organização do trabalho, as principais queixas dos motoristas foram com relação à divisão diária do horário de trabalho (chamada de pegada ) e à pressão por cumprimento de horários. (Conclusões) Pode-se concluir que as condições e organização do trabalho dos motoristas de micro-ônibus, pesquisados na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba, agravam em parte a saúde destes trabalhadores, com destaque para a questão do nível de estresse, o qual se acentua em função da exigência no cumprimento dos prazos de horário de percurso e dos problemas do trânsito.por
dc.description.abstract(Introduction) The aim of this work is to analize the influences of the ambiental conditions (noise, temperature and ilumination) and the organization of work about the health of the drivers of urban micro-bus of a collective transport company in the city of Campina Grande PB. (Theoretical Reference) The knowledge in Ergonomics and Anthropometry were deepened as well as its relation with the work place, the office of the bus driver and the micro-bus driver, the sitting position and its consequences for the health and the influences of the thermophisics conditions and of the work organization in the activities of the micro-bus drivers. (Methodological Procedures) Twelve micro-bus drivers of this company were evaluated. Comments general and systematic of the activity had been effected, had been applied questionnaires with closed and opened questions, beyond measurements: of the ambient, antropométrics factors of the individuals and the ranks of work. (Results and Discussion) At the end of this study the results indicated that 75% of the interviewees did not used to make physical exercises, 58% were over the average weight, of which 16% presented fatness type I and 83,4% presented complaints of aches after the work, in which 50% of these aches were located in the vertebral spine. The levels of noise found were less than 85 dB, however, it could be noticed the occurrence of peaks of noise, with an average duration of 1 second, the order of 95 dB, when the vehicle was stopped and the public was passing through the ratchet-brace of passangers control, these peaks affect the concentration of the driver and can unchain problems of psychic nature, of the type: irritation, reduction of the dexterity, among others. About the work organization, the main complaints of the drivers were about the daily division of the work timetable (called) and the pression to accomplish the timetables. (Conclusions) The work conditions of the micro-bus drivers researched in the city of Campina Grande, Paraíba state, affect the health of these workers, with emphasis on the stress levels, that increases because of the accomplishment of the time limit of route timetable, of the traffic problems .eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SandroMangueiraBezerra.pdf: 2947638 bytes, checksum: 3b1e876b4d353807d4e15146f8ea2f51 (MD5) Previous issue date: 2006-11-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3848/SandroMangueiraBezerra.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPromoção da Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Saúde Coletivapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectergonomiapor
dc.subjectsaúde do trabalhadorpor
dc.subjectprocesso de trabalhopor
dc.subjectmotorista de ônibuspor
dc.subjectergonomyeng
dc.subjectworker s healtheng
dc.subjectwork processeng
dc.subjectbus drivereng
dc.subjectergonomiapor
dc.subjectsaúde do trabalhadorpor
dc.subjectprocesso de trabalhopor
dc.subjectmotorista de ônibuspor
dc.subjectergonomyeng
dc.subjectworker s healtheng
dc.subjectwork processeng
dc.subjectbus drivereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleAS VOLTAS QUE O ÔNIBUS DÁ: UMA AVALIAÇÃO SOBRE AS CONDIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO DOS MOTORISTAS DE MICRO-ÔNIBUSpor
dc.titleAS VOLTAS QUE O ÔNIBUS DÁ: UMA AVALIAÇÃO SOBRE AS CONDIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO DOS MOTORISTAS DE MICRO-ÔNIBUSpor
dc.titleAS VOLTAS QUE O ÔNIBUS DÁ: UMA AVALIAÇÃO SOBRE AS CONDIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO DOS MOTORISTAS DE MICRO-ÔNIBUSpor
dc.typeDissertaçãopor
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