Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Inácio Mamede de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428217175711370por
dc.contributor.advisor1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee2Kulesza, Wojciech Andrzej-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:18:37Z-
dc.date.available2012-08-27-
dc.date.issued2012-03-02-
dc.identifier.citationLIMA, Inácio Mamede de. Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703-
dc.description.resumoA busca por uma melhor compreensão a respeito da utilização de atividades experimentais no decorrer das aulas expositivas e a identificação de dinâmicas discursivas adequadas a essa prática pedagógica têm sido motivo de diversas pesquisas, discussões e análises no intuito de proporcionar um ensino de Física mais significativo e atraente. Neste trabalho de pesquisa, objetivamos investigar se a estratégia de ensino baseada na aplicação de atividades experimentais de demonstração em sala de aula, na perspectiva da teoria sociocultural de Vygotsky, torna possível a interação social dos alunos com o professor e dos alunos entre si, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e resignificação do processo de ensino e aprendizagem de Física. Neste sentido, focamos nossa análise nos discursos que ocorrem em torno dessas atividades. Professora e alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Serra Branca-PB compõem o universo deste estudo, em que utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tendo como instrumento de investigação a observação livre no ambiente natural de sala de aula e uma entrevista semi-estruturada com a professora. Para facilitar a transcrição dos diálogos ocorridos em sala de aula, como recurso auxiliar, utilizamos gravações em áudio e vídeo.por
dc.description.abstractThe search for the better understanding about the use of experimental activities during the expositive classes and the identification of a appropriate dynamics discourse this teaching practice have been the subject of several researches, discussions and analysis in order to provide the most meaning and attractive Physics teaching. In this research work we investigate, we investigate if the teaching strategy based on the application of experimental demonstration activities in the classroom, in the perspective of the Vygotsky‟s sociocultural theory, makes possible the social interaction of students with teacher and students together, in order to contribute to knowledge construction and reframing of teaching and learning of physics. In this sense, we focus our analysis on the discourses that occur around these activities. Teacher and students of the second year of high school of the State School in the city of Serra Branca‟s city in Paraiba make up the universe of this study, where we use a qualitative methodology, type Case Study, taking as research instrument the free observation in the natural environment of the classroom and a semi-structured interview with the teacher. To facilitate the transcription of the dialogues occurred in the classroom as auxiliary resource, use audio and video recordings.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:18:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INACIO MAMEDE DE LIMA.pdf: 1770914 bytes, checksum: aa0040e24a7b28a53de3c7cddc18fe2c (MD5) Previous issue date: 2012-03-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3732/INACIO%20MAMEDE%20DE%20LIMA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades de demonstraçãopor
dc.subjectInterações discursivaspor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectAbordagem comunicativapor
dc.subjectDemonstration activitieseng
dc.subjectdiscursive interactionseng
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectCommunicative Approacheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleExperimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aulapor
dc.title.alternativeExperiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INACIO MAMEDE DE LIMA.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.