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Tipo do documento: Dissertação
Título: História e natureza da ciência: um roteiro para análise do livro didático
Título(s) alternativo(s): History and Nature of Science: a roadmap for analysis of textbooks
Autor: Nascimento, Luciano Feitosa do 
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro membro da banca: Freire, Morgana Lígia de Farias
Segundo membro da banca: Greca, Ileana Maria Rosa
Resumo: A utilização da história da ciência no Ensino de Ciências se encontra na pauta das pesquisas em Ensino há um bom tempo. Atentando-se para o fato de que a presença da história e filosofia nos livros didáticos pode contribuir para a aprendizagem de conceitos e sua contextualização, os órgãos governamentais incluíram critérios em suas avaliações que abrangem esta inserção. Tais critérios estão de forma implícita nos Programas Nacionais de Livro Didático (PNLD e PNLEM), uma vez que entre os critérios de classificação está incluída a natureza do conhecimento científico. Uma das formas de se compreender a natureza do conhecimento científico é através de episódios históricos. No entanto, mesmo aqueles livros classificados pelos instrumentos governamentais e utilizados nas instituições públicas ainda apresentam carências quanto aos aspectos históricos e filosóficos sob a perspectiva de natureza do conhecimento científico e sua contextualização. Para tentar avaliar de maneira mais explícita a abordagem histórica e filosófica utilizada no livro, considerando os critérios de classificação dos instrumentos governamentais, este trabalho apresenta uma proposta de roteiro de análise, que permite ao professor fazer sua própria avaliação do livro em termos de história da ciência. Na elaboração de tal roteiro, tivemos como ponto de partida o atual panorama do ensino de física e as pesquisas nacionais e internacionais quanto à história e filosofia da ciência e sua relação com o ensino.
Abstract: The relation between history and philosophy of science and science teaching has been considered subject of research for a long time. Some studies show that the use of history and philosophy of science in science teaching can contribute to grow the student as critical citizen because it can include aspects of nature of science. Considering these aspects the textbooks has improved their content about history and philosophy of science based on Governmental public policies. The Government established criteria to evaluate the textbook through the textbook programs called PNLD and PNLEM. However, the Governmental programs do not evaluate the historical material of the textbook about the parameters of nature of science content. This work presents a guide to help teachers to evaluate their own textbook about the contents of history and philosophy of science and nature of science. We had as base the recent research about the contribution of historical episodes to the understanding of some aspects of nature of science in science teaching.
Palavras-chave: Livro didático
Ensino de ciências
Conhecimento científico
Textbooks
Teaching science
Scientific Knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: NASCIMENTO, Luciano Feitosa do. History and Nature of Science: a roadmap for analysis of textbooks. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1698
Data de defesa: 12-Ago-2011
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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