Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Luciano Feitosa do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2386202822098819por
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, Ana Paula Bispo dapor
dc.contributor.referee1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee2Greca, Ileana Maria Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806261613585896por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:18:33Z-
dc.date.available2012-08-27-
dc.date.issued2011-08-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Luciano Feitosa do. History and Nature of Science: a roadmap for analysis of textbooks. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1698-
dc.description.resumoA utilização da história da ciência no Ensino de Ciências se encontra na pauta das pesquisas em Ensino há um bom tempo. Atentando-se para o fato de que a presença da história e filosofia nos livros didáticos pode contribuir para a aprendizagem de conceitos e sua contextualização, os órgãos governamentais incluíram critérios em suas avaliações que abrangem esta inserção. Tais critérios estão de forma implícita nos Programas Nacionais de Livro Didático (PNLD e PNLEM), uma vez que entre os critérios de classificação está incluída a natureza do conhecimento científico. Uma das formas de se compreender a natureza do conhecimento científico é através de episódios históricos. No entanto, mesmo aqueles livros classificados pelos instrumentos governamentais e utilizados nas instituições públicas ainda apresentam carências quanto aos aspectos históricos e filosóficos sob a perspectiva de natureza do conhecimento científico e sua contextualização. Para tentar avaliar de maneira mais explícita a abordagem histórica e filosófica utilizada no livro, considerando os critérios de classificação dos instrumentos governamentais, este trabalho apresenta uma proposta de roteiro de análise, que permite ao professor fazer sua própria avaliação do livro em termos de história da ciência. Na elaboração de tal roteiro, tivemos como ponto de partida o atual panorama do ensino de física e as pesquisas nacionais e internacionais quanto à história e filosofia da ciência e sua relação com o ensino.por
dc.description.abstractThe relation between history and philosophy of science and science teaching has been considered subject of research for a long time. Some studies show that the use of history and philosophy of science in science teaching can contribute to grow the student as critical citizen because it can include aspects of nature of science. Considering these aspects the textbooks has improved their content about history and philosophy of science based on Governmental public policies. The Government established criteria to evaluate the textbook through the textbook programs called PNLD and PNLEM. However, the Governmental programs do not evaluate the historical material of the textbook about the parameters of nature of science content. This work presents a guide to help teachers to evaluate their own textbook about the contents of history and philosophy of science and nature of science. We had as base the recent research about the contribution of historical episodes to the understanding of some aspects of nature of science in science teaching.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:18:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIANO FEITOSA DO NASCIMENTO.pdf: 1899528 bytes, checksum: a172f1d5402d549e01eb0fdda7db87cc (MD5) Previous issue date: 2011-08-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3723/LUCIANO%20FEITOSA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectConhecimento científicopor
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectTeaching scienceeng
dc.subjectScientific Knowledgeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleHistória e natureza da ciência: um roteiro para análise do livro didáticopor
dc.title.alternativeHistory and Nature of Science: a roadmap for analysis of textbookseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANO FEITOSA DO NASCIMENTO.pdf1.86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.