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Tipo do documento: Dissertação
Título: O estudo da argumentação na formação do professor de Ciências: um exemplo de elucidação epistemológicas na carta de Galileu à Grã-Duquesa Cristina de Lorena
Título(s) alternativo(s): The study of argumentation in science teacher training: an example of epistemological clarification in the letter of Galileo to the Grand Duchess Christina of Lorraine
Autor: Dias, Altamir Souto 
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro membro da banca: Germano, Marcelo Gomes
Segundo membro da banca: Bastos Filho, Jenner Barreto
Resumo: A argumentação tem sido tema recorrente em um número crescente de pesquisas em educação em ciências. Dotadas de um amplo leque de métodos e propósitos, tais pesquisas desenvolvem-se em torno da relevância atribuída à argumentação num arco que abrange desde a natureza da ciência e o trabalho dos cientistas às altercações entre estudantes em aulas de ciências. Sobre a argumentação e o ensino de ciências, é assaz citado o trabalho de Driver, Newton e Osborne (2000), o qual nos parece ter ensejado a ênfase educacional à argumentação nas pesquisas da última década. Mas acreditamos que os trabalhos baseados na observação da argumentação entre estudantes, embora atualmente majoritários, não encerram as possibilidades da pesquisa na área da argumentação e o ensino de ciências. Este trabalho constitui-se de três partes distintas nas quais (1) revisamos a bibliografia acerca da pesquisa em argumentação e ensino de ciências no Brasil e (2) sugerimos possibilidades para as contribuições desta pesquisa sob uma diferente perspectiva: a do estudo da produção de provas argumentativas, ou mesmo da argumentação quando esta apenas serve à apresentação de provas empíricas, em casos exemplares. Como valioso exemplo, (3) estudamos a célebre carta de Galileu à Grã-Duquesa Cristina de Lorena na qual Galileu busca compatibilizar o sistema copernicano com o texto bíblico. Nosso estudo desta obra situa-se no âmbito da filosofia da argumentação e foca os aspectos argumentativos de útil exploração para os nossos propósitos. No tocante à nossa compreensão da argumentação, são basilares as obras Tratado da Argumentação A Nova Retórica, de Perelman & Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005) e Retóricas (Perelman [1989] 1999). Sugerimos, por fim, que o nosso procedimento seja mais do que um trabalho pontual e possa servir como exemplo a ser reproduzido e ensinado como contributo na formação do professor de ciências, para o que elaboramos uma proposta de material a ser utilizada em tais cursos.
Abstract: Argumentation has been the subject of many science teaching researches. These researches involve the use of argumentation to explore the nature of science in classrooms and to develop students' argumentation skills. On this subject, the work of Driver, Newton and Osbornne (2000) is one of the most cited references. Based on these researches, this work has been divided into three parts. The first part is a bibliographical review on the researches about argumentation in science teaching. The second part is a study of argumentation as a tool to prove empirical hypotheses. The third part is the study of a historical episode on the perspective of argumentation: Galileo's letter to Christina of Lorraine, Grand Duchess of Tuscany. Our study focus on argumentation and philosophy and it is based on Perelman and Olbrechts-Tyteca's conception of argumentation (Traité de l'argumentation - la nouvelle rhétorique [1958] and Rhetoriques [1989]). As a product of our study a book has been elaborated and it will hopefully be used in training courses of science teachers.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Argumentação
Formação Docente
Science Education
Argumentation
Teacher Training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: DIAS, Altamir Souto. The study of argumentation in science teacher training: an example of epistemological clarification in the letter of Galileo to the Grand Duchess Christina of Lorraine. 2010. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1654
Data de defesa: 17-Dez-2010
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