Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Altamir Souto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9533565914701345por
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, Ana Paula Bispo dapor
dc.contributor.referee1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barreto-
dc.date.accessioned2015-09-25T12:18:13Z-
dc.date.available2012-07-11-
dc.date.issued2010-12-17-
dc.identifier.citationDIAS, Altamir Souto. The study of argumentation in science teacher training: an example of epistemological clarification in the letter of Galileo to the Grand Duchess Christina of Lorraine. 2010. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1654-
dc.description.resumoA argumentação tem sido tema recorrente em um número crescente de pesquisas em educação em ciências. Dotadas de um amplo leque de métodos e propósitos, tais pesquisas desenvolvem-se em torno da relevância atribuída à argumentação num arco que abrange desde a natureza da ciência e o trabalho dos cientistas às altercações entre estudantes em aulas de ciências. Sobre a argumentação e o ensino de ciências, é assaz citado o trabalho de Driver, Newton e Osborne (2000), o qual nos parece ter ensejado a ênfase educacional à argumentação nas pesquisas da última década. Mas acreditamos que os trabalhos baseados na observação da argumentação entre estudantes, embora atualmente majoritários, não encerram as possibilidades da pesquisa na área da argumentação e o ensino de ciências. Este trabalho constitui-se de três partes distintas nas quais (1) revisamos a bibliografia acerca da pesquisa em argumentação e ensino de ciências no Brasil e (2) sugerimos possibilidades para as contribuições desta pesquisa sob uma diferente perspectiva: a do estudo da produção de provas argumentativas, ou mesmo da argumentação quando esta apenas serve à apresentação de provas empíricas, em casos exemplares. Como valioso exemplo, (3) estudamos a célebre carta de Galileu à Grã-Duquesa Cristina de Lorena na qual Galileu busca compatibilizar o sistema copernicano com o texto bíblico. Nosso estudo desta obra situa-se no âmbito da filosofia da argumentação e foca os aspectos argumentativos de útil exploração para os nossos propósitos. No tocante à nossa compreensão da argumentação, são basilares as obras Tratado da Argumentação A Nova Retórica, de Perelman & Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005) e Retóricas (Perelman [1989] 1999). Sugerimos, por fim, que o nosso procedimento seja mais do que um trabalho pontual e possa servir como exemplo a ser reproduzido e ensinado como contributo na formação do professor de ciências, para o que elaboramos uma proposta de material a ser utilizada em tais cursos.por
dc.description.abstractArgumentation has been the subject of many science teaching researches. These researches involve the use of argumentation to explore the nature of science in classrooms and to develop students' argumentation skills. On this subject, the work of Driver, Newton and Osbornne (2000) is one of the most cited references. Based on these researches, this work has been divided into three parts. The first part is a bibliographical review on the researches about argumentation in science teaching. The second part is a study of argumentation as a tool to prove empirical hypotheses. The third part is the study of a historical episode on the perspective of argumentation: Galileo's letter to Christina of Lorraine, Grand Duchess of Tuscany. Our study focus on argumentation and philosophy and it is based on Perelman and Olbrechts-Tyteca's conception of argumentation (Traité de l'argumentation - la nouvelle rhétorique [1958] and Rhetoriques [1989]). As a product of our study a book has been elaborated and it will hopefully be used in training courses of science teachers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Altamir Souto Dias.pdf: 2078282 bytes, checksum: 639cbc989c9f0481d21cf97fb4a27d32 (MD5) Previous issue date: 2010-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3706/Altamir%20Souto%20Dias.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectScience Educationeng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpor
dc.titleO estudo da argumentação na formação do professor de Ciências: um exemplo de elucidação epistemológicas na carta de Galileu à Grã-Duquesa Cristina de Lorenapor
dc.title.alternativeThe study of argumentation in science teacher training: an example of epistemological clarification in the letter of Galileo to the Grand Duchess Christina of Lorraineeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Altamir Souto Dias.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.