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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5302
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Avanços, desafios e perspectivas para a formação acadêmica da pessoa com deficiência na Universidade Estadual da Paraíba. |
Título(s) alternativo(s): | Advances, challenges and perspectives for the academic training of people with disabilities at the State University of Paraíba. |
Autor: | Costa, Samara Raquel da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Sheyla Suely de Souza |
Primeiro membro da banca: | Silva, Sheyla Suely de Souza |
Segundo membro da banca: | Nóbrega, Mônica Barros da |
Terceiro membro da banca: | Ramalho, Maria Noalda |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os desafios, avanços e perspectivas para promover o acesso, a permanência e a formação acadêmica de estudantes com deficiência nos cursos do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para isso, a pesquisa se fundamenta em uma abordagem histórico-crítico-dialética, buscando compreender as políticas de inclusão no Ensino Superior e seus impactos na trajetória acadêmica desses estudantes. A investigação foi orientada por objetivos específicos que englobam a análise da inclusão social e das políticas educacionais no Brasil, o mapeamento das políticas institucionais da UEPB, a caracterização dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de PCDs e a avaliação das percepções desses sujeitos sobre as políticas de inclusão da Universidade. A metodologia utilizada combina revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, incluindo dados de observação in loco e, principalmente, a aplicação de questionários eletrônicos com estudantes com deficiência, docentes e tutores do Programa de Tutoria Especial; além de uma entrevista semiestruturada com a Assistente Social do Programa. Os resultados apontam que, apesar dos avanços normativos e institucionais na promoção da inclusão, persistem desafios significativos, como barreiras arquitetônicas, escassez de materiais acessíveis, limitações na formação docente e dificuldades no suporte pedagógico. Além disso, constatou-se que, embora as políticas institucionais tenham proporcionado oportunidades de acesso e permanência, ainda há lacunas na preparação acadêmica dos estudantes com deficiência para sua inserção no mercado de trabalho. O estudo conclui que a inclusão educacional no Ensino Superior deve ir além do acesso, garantindo condições efetivas para a permanência e a qualificação profissional desses estudantes. Para isso, recomenda-se a ampliação das políticas de acessibilidade, a capacitação contínua de docentes e tutores, a adoção de metodologias inclusivas e o fortalecimento das ações institucionais voltadas à inserção profissional de PCDs. Por fim, sugere-se que futuras pesquisas aprofundem a relação entre Ensino Superior inclusivo e empregabilidade, analisando de que forma esse processo pode contribuir para a ampliação de oportunidades e para a garantia do pleno exercício da cidadania e da dignidade de todas as pessoas. |
Abstract: | This study aims to identify and analyze the challenges, advances and perspectives to promote access, retention and academic training of students with disabilities in courses at Campus I of the State University of Paraíba (UEPB). To achieve this, the research is based on a historical-critical-dialectic approach, seeking to understand the inclusion policies in Higher Education and their impacts on the academic trajectory of these students. The investigation was guided by specific objectives that encompass the analysis of social inclusion and educational policies in Brazil, the mapping of UEPB's institutional policies, the characterization of the subjects involved in the teaching-learning process of PWDs and the assessment of these subjects' perceptions of the University's inclusion policies. The methodology used combines bibliographic review, document analysis and field research, through the application of electronic questionnaires with students with disabilities, teachers and tutors of the Special Tutoring Program; and semi-structured interview with the Program's Social Worker. The results indicate that, despite regulatory and institutional advances in promoting inclusion, significant challenges persist, such as architectural barriers, scarcity of accessible materials, limitations in teacher training and difficulties in pedagogical support. Furthermore, it was found that, although institutional policies have provided opportunities for access and permanence, there are still gaps in the academic preparation of students with disabilities for their insertion into the job market. The study concludes that educational inclusion in Higher Education must go beyond access, guaranteeing effective conditions for the retention and professional qualification of these students. To this end, it is recommended to expand accessibility policies, continuous training of teachers and tutors, the adoption of inclusive methodologies and the strengthening of institutional actions aimed at the professional insertion of PWDs. Finally, it is suggested that future research deepen the relationship between inclusive Higher Education and employability, analyzing how this process can contribute to expanding opportunities and guaranteeing the full exercise of citizenship and dignity for all people. |
Palavras-chave: | Educação Especial Inclusiva Pessoas com Deficiência (PCDs) Ensino Superior Formação Acadêmica Inclusive Special Education People with Disabilities (PCDs) Higher education Academic Training |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS |
Citação: | Costa, Samara Raquel da Silva. Avanços, desafios e perspectivas para a formação acadêmica da pessoa com deficiência na Universidade Estadual da Paraíba. 2025. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5302 |
Data de defesa: | 27-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGSS - Dissertações |
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