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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Batista, Erica Dantas de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | 5222225636468344 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Fabíola Mônica da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-11T15:28:41Z | - |
dc.date.issued | 30-09-15 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA. E. D. O. A educação especial na perspectiva inclusiva e a formação de professor nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5301 | - |
dc.description.resumo | Ao ter conhecimento do contexto da educação especial, segundo dados do INEP (2022-2023), os quais apresentam um aumento significativo de alunos com deficiência na educação básica, leis e decretos acerca da LBI (Brasil, 2015) fortalecem a efetivação desses estudantes em salas regulares. A presente pesquisa, intitulada A Educação Especial na perspectiva inclusiva e formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo geral compreender os fatores que dificultam a realização de práticas de ensino inclusivas. Desta forma, busca garantir o direito à aprendizagem de estudantes com deficiência, a fim de resolver uma demanda específica, que envolve pessoas com deficiência, e o acesso à aprendizagem de forma significativa é algo prescrito nos documentos oficiais. Caracteriza-se, então, como uma pesquisa qualitativa, com delineamentos de intervenção pedagógica. Consoante a Constituição de 1988, que define a educação como um direito de todos e estabelece que o ensino deve ocorrer com base em princípios de igualdade e liberdade, este estudo busca a transformação do indivíduo, tendo como destaque o direito à aprendizagem da pessoa com deficiência, conduzindo-o a um processo de libertação. A pesquisa contou com a participação de dez docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Para coleta de dados, foi utilizado um formulário respondido pelos educadores participantes, além de uma ficha descritiva, na qual foi apresentada como principal dificuldade (i) não saber adequar atividades voltadas para a pessoa com deficiência. A partir desse resultado, foram elaborados dois instrumentos de intervenção pedagógica, a saber: um minicurso e uma oficina, com vistas a trabalhar a temática da adequação curricular, apontada na ficha descritiva, levando formação e conhecimento, bem como permitindo ao docente trazer para o centro do ensino o aluno com deficiência, proporcionando a este a participação e, desta forma, incluindo-o no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, precisamos superar algumas barreiras que impedem a educação inclusiva, entre as quais, uma continuação na formação de professores, sendo esta estendida a todos os profissionais da educação; e uma maior participação do professor da Sala de Recursos Multifuncionais e do professor da sala regular, pois não basta apenas superar barreiras arquitetônicas, é preciso superar barreiras atitudinais presentes no espaço escolar, para que, de fato, a educação inclusiva seja efetivada. | por |
dc.description.abstract | Considering the context of special education, according to data from INEP (2022-2023), which shows a significant increase in students with disabilities in basic education, laws and decrees regarding the Brazilian Inclusion Law (LBI, Brazil, 2015) strengthen the inclusion of these students in regular classrooms. This research, titled Special Education from the Inclusive Perspective and Teacher Training for the Early Years of Elementary School, aims to understand the factors that hinder the implementation of inclusive teaching practices. It seeks to guarantee the right to learning for students with disabilities to address a specific demand involving these individuals, as access to meaningful learning is prescribed in official documents. This study is characterized as qualitative research with a pedagogical intervention design. Aligned with the 1988 Constitution, which defines education as a universal right and establishes that teaching should be based on principles of equality and freedom, this study aims for the transformation of individuals, emphasizing the right to learning for people with disabilities, guiding them toward a process of liberation. The research involved ten teachers from the early years of elementary school. Data collection included a form completed by participating educators and a descriptive record, which highlighted the primary challenge: (i) the inability to adapt activities for students with disabilities. Based on this result, two pedagogical intervention tools were developed: a minicourse and a workshop, aimed at addressing the issue of curriculum adaptation, as identified in the descriptive record. These tools provided training and knowledge, enabling teachers to place students with disabilities at the center of the teaching process, fostering their participation and inclusion in the learning process. However, some barriers to inclusive education still need to be overcome. These include the continuation of teacher training extended to all education professionals and greater collaboration between the Resource Room teacher and the regular classroom teacher. It is not enough to overcome architectural barriers; it is essential to address attitudinal barriers within the school environment to ensure that inclusive education becomes a reality. | por |
dc.description.provenance | Submitted by erica.dantas.oliveira.batista@aluno.uepb.edu.br (erica.dantas.oliveira.batista@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-10T23:09:31Z No. of bitstreams: 2 A Educação Especial na perspectiva inclusiva_Érica Dantas Oliveira_com suporte didático_.pdf: 4105573 bytes, checksum: edb734a4fc38ec30f5ffd191069fc8e3 (MD5) BDTD ASSINADO.pdf: 90675 bytes, checksum: 691f3efebb561fe0101640b0ce491458 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2025-07-11T13:19:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A Educação Especial na perspectiva inclusiva_Érica Dantas Oliveira_com suporte didático_.pdf: 4105573 bytes, checksum: edb734a4fc38ec30f5ffd191069fc8e3 (MD5) BDTD ASSINADO.pdf: 90675 bytes, checksum: 691f3efebb561fe0101640b0ce491458 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-11T15:28:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A Educação Especial na perspectiva inclusiva_Érica Dantas Oliveira_com suporte didático_.pdf: 4105573 bytes, checksum: edb734a4fc38ec30f5ffd191069fc8e3 (MD5) BDTD ASSINADO.pdf: 90675 bytes, checksum: 691f3efebb561fe0101640b0ce491458 (MD5) Previous issue date: 30-09-15 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Práticas de ensino | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | A educação especial na perspectiva inclusiva e a formação de professor nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A Educação Especial na perspectiva inclusiva_Érica Dantas Oliveira_com suporte didático_.pdf | PDF - Erica Dantas de Oliveira Batista | 4.01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
BDTD ASSINADO.pdf | Termo de depósito | 88.55 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
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