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Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos educacionais e suas contribuições no processo de alfabetização de adolescentes com deficiência intelectual
Autor: Barbosa, Jocilene Alves
Primeiro orientador: Braga, Diana Sampaio
Primeiro membro da banca: Braga, Diana Sampaio
Segundo membro da banca: Germano, Maria do Rosário Maciel Gomes
Terceiro membro da banca: Viana, Flávia Roldan
Resumo: Sabemos que o processo de alfabetização é desafiador para todos os estudantes, pois apresenta a necessidade da decodificação das letras, bem como o processo de construção de significados que permite que os alunos se apropriem da linguagem e passem a utilizá-la de maneira funcional e socialmente adequada. No caso dos estudantes com Deficiência Intelectual (DI) compreendemos que necessitam de uma estimulação diferenciada para o seu processo de aprendizagem. Neste sentido, tivemos como objetivo geral: analisar como os Recursos Educacionais Digitais podem contribuir para o processo de alfabetização de adolescentes com Deficiência Intelectual (DI). Para tanto, foi desenvolvida uma Intervenção Pedagógica através de jogos digitais com as crianças e adolescentes que visou apontar caminhos e indagações autorreflexivas, com o objetivo de compreender seus contextos de referência socioeducativos e contribuir em novas possibilidades de aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de seis professores do Ensino Fundamental series finais e três estudantes de uma escola pública integral da cidade de Campina Grande, Paraíba. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e utilizou como instrumento para coleta de dados um questionário com os professores da instituição a fim de compreender o uso dos recursos educacionais nas aulas e levar a reflexão da importância da intervenção pedagógica na sala de aula através do uso de jogos digitais, com intuito de motivar e proporcionar possibilidades para um processo de alfabetização com aprendizagem significativa. Através da aplicação de um checklist com os estudantes, buscamos a realização de uma sondagem a respeito das habilidades e limitações dos estudantes que foram selecionados para a pesquisa, e um roteiro de entrevistas com os mesmos a respeito das preferências e predileções individuais. Além de observações dos encontros realizados e a usabilidade da plataforma escolhida que foram registrados no diário de campo. As informações obtidas subsidiaram bases para a ampliação da pesquisa e a produção de elementos que nos deram margem para a utilização de tecnologias, tal como a criação de um tutorial voltado para os professores, mediada pela criação de Jogos digitais na plataforma LearningApps, que favorece a melhor qualidade no processo educacional e a ampliação das habilidades e com isso a percepção de que o uso dos jogos trazem contribuições significativas, pois foi possível no momento das interações vislumbrar gradativamente o aumento de interesse dos estudantes com Deficiência Intelectual, o desenvolvimento das suas habilidades, bem como mapear as limitações na usabilidade dos jogos, para que assim possam ser geradas estratégias e novas reflexões que contribuam para uma evolução na aprendizagem referente ao processo de alfabetização. Nesse sentido, a importância de ver a mediação e motivação como elementos fundamentais para um bom êxito e otimização das habilidades dos discentes, bem como promover a reflexão dos professores para inovação de novas práticas pedagógicas frente aos estudantes com Deficiência Intelectual desencadeou no estudo uma perspectiva de práticas voltadas a inclusão e a mudança de posturas frente as tecnologias apresentadas.
Abstract: It is well known that the literacy process is challenging for all students, as it requires both the decoding of letters and the construction of meaning, enabling learners to appropriate language and use it functionally and socially. In the case of students with Intellectual Disability (ID), it is understood that they require differentiated stimulation for their learning process. In this context, the general objective of this study was to analyze how Digital Educational Resources can contribute to the literacy process of adolescents with Intellectual Disability. To this end, a pedagogical intervention was developed through digital games with children and adolescents, aiming to suggest possible pathways and encourage self-reflective inquiries in order to understand their socio-educational contexts and promote new learning opportunities. The research involved six teachers from the final years of elementary education and three students from a full-time public school in Campina Grande, Paraíba, Brazil. A qualitative methodology was adopted, and data were collected through questionnaires applied to teachers to understand the use of educational resources in the classroom and to foster reflection on the importance of pedagogical intervention using digital games, with the aim of motivating students and enhancing the possibilities for meaningful learning in the literacy process. A checklist was applied to the students to assess their skills and limitations, and interviews were conducted to understand their individual preferences. In addition, observations during the sessions and the usability of the chosen platform were recorded in a field diary. The information gathered provided a foundation for expanding the research and developing resources, such as a tutorial for teachers on creating digital games using the LearningApps platform. This initiative supports improvements in educational quality and the development of students’ skills. The study revealed that the use of digital games contributed significantly to increasing the interest of students with Intellectual Disability, enhancing their abilities over time, and identifying usability limitations. These findings support the creation of new strategies and reflections to improve literacy outcomes. Thus, the study highlights the importance of mediation and motivation as key elements for success and the development of students’ skills, while also encouraging teachers to reflect on innovative pedagogical practices that foster inclusion and promote new attitudes toward the use of educational technologies.
Palavras-chave: Alfabetização
Educação inclusiva
Recursos educacionais digitais
Adolescentes
Deficiência Intelectual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI
Citação: BARBOSA, J. A. Recursos educacionais e suas contribuições no processo de alfabetização de adolescentes com deficiência intelectual. 2025. 115 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5294
Data de defesa: 29-Mai-2025
Aparece nas coleções:PROFEI - Dissertações

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