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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Nalberty Medeiros | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4722640671752582 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Reginaldo Oliveira | - |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Maria Simone Marinho | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Francisco Vítor Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, N. M. Entre transgressão, delírio de grandeza e vazio: o fascismo em Um homem acabado e Gog de Giovanni Papini. 2025. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5292 | - |
dc.description.resumo | Nessa dissertação, analisamos o fascismo presente nos principais romances do escritor italiano Giovanni Papini, a saber: Um homem acabado (1913) e Gog (1931). Estudamos comparativamente essas duas obras, as inúmeras semelhanças entre os seus personagens, seus projetos, seus fracassos e suas conquistas. Em Um homem acabado, Papini se transformou em um personagem e, por meio de projetos livrescos, tentou ressoar o seu nome na Itália. Caminhou entre fracassos e conquistas, delírio de poder, vazio e tédio, louvando a violência, o assalto, a agressão e o cinismo. Já ao que se refere ao livro de 1931, Papini escreveu um romance em que a violência, a crueldade, a mofa e o sadismo aparecem como forças constantes, em que o personagem-narrador, para escapar do vazio existencial, patrocinou projetos e coleções perversas. A partir do exame desses dois escritos e alicerçado na fortuna crítica papiniana, temos como objetivo defender que Um homem acabado tem uma linguagem ou retórica pré-fascista, enquanto que em Gog há um retorno a essa retórica. Com a análise desses romances é possível argumentar que o escritor, ao retomar com Gog a linguagem do livro de 1913, representa a si mesmo e a Itália do seu tempo, voltando ao ideário do literato que se colocou indiretamente como um dos intelectuais que pavimentou o caminho conceitual do fascismo, como também assinala para a sua tomada de posição na década de 30, quanto à política italiana dos últimos anos. Com esse movimento, aponta para a questão de que poucos anos após a publicação do texto de 1931, finalmente rompeu o silêncio que fez, entre 1919-1930, em relação à política italiana contemporânea, se aproximando e apoiando o fascismo na década de 30-40, seja em público, com o lançamento do Italia mia, ou no privado, com o texto póstumo, Diário. Enfim, com essa aproximação, Papini parece assinalar a influência dos textos de 1913 e de 1931 nos alicerces conceituais do regime, ou seja, aparenta indicar a sua participação indireta com o fascismo, a colaboração e a adesão que se dá abertamente apenas nos seus textos tardios. | por |
dc.description.abstract | In this dissertation, we analyze the fascism present in the main novels of the Italian writer Giovanni Papini, namely: A finished man (1913) and Gog (1931). We comparatively study these two works, the numerous similarities between their characters, projects, failures and achievements. In A finished man, Papini transformed himself into a character and, through bookish projects, tried to make his name resonate in Italy. He walked between failures and achievements, delirium of power, emptiness and boredom, praising violence, assault, aggression and cynicism. As for the 1931 book, Papini wrote a novel in which violence, cruelty, mockery and sadism appear as constant forces, in which the character-narrator, to escape the existential void, sponsored perverse projects and collections. Based on the examination of these two writings and based on Papinian critical fortune, our aim is to argue that A finished man has a pre-fascist language or rhetoric, while in Gog there is a return to this rhetoric. With the analysis of these novels it is possible to argue that the writer, by returning to the language of the 1913 book in Gog, represents himself and the Italy of his time, returning to the ideas of the man of letters who indirectly placed himself as one of the intellectuals who paved the conceptual path of fascism, as he also points out for his position taken in the 1930s, regarding Italian politics in recent years. With this move, he points to the issue that a few years after the publication of the 1931 text, he finally broke the silence he had maintained between 1919-1930 in relation to contemporary Italian politics, approaching and supporting fascism in the 1930s-40s, whether in public, with the release of Italia mia, or in private, with the posthumous text, Diary. Finally, with this approach, Papini seems to point out the influence of the texts from 1913 and 1931 on the conceptual foundations of the regime, that is, he appears to indicate his indirect participation with fascism, a collaboration and adherence that is only openly given in his later texts. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by nalberty.medeiros.santos@aluno.uepb.edu.br (nalberty.medeiros.santos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-28T17:02:05Z No. of bitstreams: 2 ENTRE TRANSGRESSÃO, DELÍRIO DE GRANDEZA E VAZIO – O fascismo em Um homem acabado e Gog de Giovanni Papini.pdf: 1370285 bytes, checksum: 30195a0611df139237066066f8b87e83 (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_%281%29_assinado%5B1%5D_assinado.pdf: 421927 bytes, checksum: 1f873a4d0bc37a47ba2d5a475db11e10 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by José Ricardo Vieira Gomes Carrasco (ricardogc84@servidor.uepb.edu.br) on 2025-06-02T13:11:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ENTRE TRANSGRESSÃO, DELÍRIO DE GRANDEZA E VAZIO – O fascismo em Um homem acabado e Gog de Giovanni Papini.pdf: 1370285 bytes, checksum: 30195a0611df139237066066f8b87e83 (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_%281%29_assinado%5B1%5D_assinado.pdf: 421927 bytes, checksum: 1f873a4d0bc37a47ba2d5a475db11e10 (MD5) | eng |
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dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação - CEDUC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Literatura italiana | por |
dc.subject | Fascismo | por |
dc.subject | Estudo comparativo | por |
dc.subject | Análise literária | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LITERATURA COMPARADA | por |
dc.title | Entre transgressão, delírio de grandeza e vazio: o fascismo em Um homem acabado e Gog de Giovanni Papini | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ENTRE TRANSGRESSÃO, DELÍRIO DE GRANDEZA E VAZIO – O fascismo em Um homem acabado e Gog de Giovanni Papini.pdf | Documento principal | 1.34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
biblioteca.uepb.edu.br_%281%29_assinado%5B1%5D_assinado.pdf | Termo de confirmação e cadastramento para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas | 412.04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
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