Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5291
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Recontando traços históricos numa perspectiva acessível: o Desenho Universal para Aprendizagem – DUA cartografando a história de Pocinhos, PB |
Autor: | Barbosa, Franklin Herminio ![]() |
Primeiro orientador: | Onofre, Eduardo Gomes |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Karen |
Segundo membro da banca: | Aragão, Patricia Cristina de |
Resumo: | Diante da ausência de recursos didáticos sobre a história da cidade de Pocinhos (PB), e considerando as necessidades dos alunos da Educação Especial e dos demais discentes participantes da pesquisa, pautou-se esta investigação no referencial do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O objetivo geral foi a elaboração de um material didático acessível, fundamentado na perspectiva do DUA, que apresentasse a história do município de Pocinhos, Paraíba. O lócus da pesquisa foi uma instituição pública de ensino do referido município, identificada por meio do pseudônimo CMPG. Participaram do estudo cinco alunos do público em geral, cinco estudantes do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), cinco docentes da disciplina de História e dois historiadores locais. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo, com revisão bibliográfica. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevista estruturada e questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha, além do diário de campo, destinado ao registro das vivências durante as atividades. A análise dos dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa interpretativa. A fundamentação teórica baseou-se nos marcos legais nacionais voltados à Educação Especial, em um resgate histórico das políticas públicas destinadas ao PAEE e em reflexões acerca do lugar ocupado pelas pessoas com deficiência e sua escuta ao longo do tempo. Os resultados da pesquisa evidenciaram a relevância do DUA como estratégia para promover o acesso à informação e à aprendizagem com qualidade — características essenciais para uma educação inclusiva. Constatou-se que, ao ser aplicado desde o planejamento até a prática pedagógica em sala de aula, o DUA contempla todos os educandos, com ou sem deficiência. |
Abstract: | In light of the lack of didactic resources concerning the history of the city of Pocinhos (PB), and considering students in special education as well as other participants in the study-guided by the principles of Universal Design for Learning (UDL)-this research aims to develop accessible instructional material, from a UDL perspective, that presents the history of the municipality of Pocinhos, in the state of Paraíba, Brazil. The research was conducted in a public educational institution in Pocinhos, here referred to as CMPG. The study involved five students from regular education, five students receiving Specialized Educational Assistance (SEA), five history teachers, and two local historians. The adopted methodology was qualitative in nature, specifically a field study, and included a comprehensive literature review. For data collection, structured interviews and questionnaires-comprising both open-ended and multiple-choice questions-were utilized, in addition to a field diary for documenting experiences during the data gathering process. Data analysis followed an interpretative qualitative approach. The theoretical framework is grounded in national legal guidelines for special education, the historical development of public policies aimed at individuals receiving SEA, and a discussion of the societal positioning and voice of individuals with disabilities over time. The study highlighted the significance of UDL as a pathway to promoting access to information and high-quality learning-both of which are essential features of inclusive education. It also underscored that implementing UDL from the planning phase through to classroom practices can benefit all students, with or without disabilities. |
Palavras-chave: | História local Metodologia de ensino Abordagem educacional inclusiva Recurso educacional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI |
Citação: | BRABOSA, F. H. Recontando traços históricos numa perspectiva acessível: o Desenho Universal para Aprendizagem – DUA cartografando a história de Pocinhos, PB. 2025. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5291 |
Data de defesa: | 28-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | PROFEI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Franklin Herminio Barbosa.pdf | PDF - Franklin Herminio Barbosa | 4.64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo-de-Deposito-BDTD_signed.pdf | Termo de depósito | 150.04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.