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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5290
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Franciele Medeiros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5880647806755388 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Fabíola Mônica da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6605154818579119 | por |
dc.contributor.referee1 | Baptista, Maria das Graças de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6920726647813120 | por |
dc.contributor.referee2 | Macêdo, Lenilda Cordeiro de Macêdo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2466335489093905 | por |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:13:48Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, F. M. Apropriação da linguagem escrita na abordagem histórico-crítica: o ensino das diferentes grafias do alfabeto. 2024. 350 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5290 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa parte da análise do processo inicial de ensino-aprendizagem da linguagem escrita, focalizando as atuais concepções teóricas que fundamentam as práticas de alfabetização. Nesse processo, deve-se considerar a importância da participação ativa tanto dos professores quanto das crianças, reconhecendo-os como agentes sociais fundamentais. A contar de situações cotidianas em direção à exploração dos conhecimentos científicos que foram historicamente produzidos e que são prevalentes na sociedade letrada, o estudo busca responder a esta questão: como uma intervenção, baseada nos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, pode favorecer a apropriação da linguagem escrita, especificamente no que se refere às letras do alfabeto e suas variações de escrita? Esse questionamento reflete uma problemática que não se limita apenas à sala de aula, mas que também envolve o papel do professor como mediador e a necessidade de repensar práticas alfabetizadoras em contextos sociais marcados por desigualdades econômicas e culturais. O cerne deste estudo é investigar, sob as bases da perspectiva histórico-crítica, a apropriação da linguagem escrita com alfabetizandos, por meio de uma intervenção pedagógica acerca das grafias do alfabeto. Para atingir esse propósito, utilizamos o Caderno de Sondagem - Diversas grafias do alfabeto (Gonçalves; Gonçalves, 2024), identificando os conhecimentos iniciais dos alfabetizandos em fase de apropriação da escrita acerca do nosso objeto de estudo. A partir dessa avaliação inicial, desenvolvemos uma intervenção didática subsidiada por recursos didático-pedagógicos, favorecendo o aperfeiçoamento das práticas iniciais de ensino da linguagem escrita. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Algodão de Jandaíra, cidade do estado da Paraíba, com alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica empregada neste estudo está alinhada ao paradigma qualitativo. Adotou-se a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, conforme Damiani et al. (2013), a qual consiste no planejamento e na implementação de intervenções para promover melhorias nos processos de aprendizagem. Essa abordagem introduz inovações pedagógicas e avalia seus efeitos, contribuindo tanto para a produção de conhecimento educacional quanto para a aproximação entre prática pedagógica e pesquisa acadêmica, permitindo que os professores atuem como investigadores de suas próprias práticas. A construção de informações foi realizada através de instrumentos de observação e registros que documentaram as interações entre os participantes. Na interpretação dos resultados, fizemos uso da Análise da Conversação (AC) (Marcuschi, 2003). O referencial teórico que fundamenta as discussões inclui autores como Luria (2019), Marsiglia (2011), Martins (2023), Saviani (2021a) e Vigotski (2009). A análise dos impactos da intervenção revela que o Caderno Pedagógico - Jogos para ensinar as diversas grafias do alfabeto, concebido como um subsídio teórico-metodológico para o processo inicial de ensino da linguagem escrita, contribuiu significativamente para uma compreensão sólida sobre a função social das variações gráficas das letras do alfabeto, bem como para uma maior apreciação da escrita cursiva entre os alunos. Esse material, formulado como produto educacional da pesquisa, também poderá ser utilizado como instrumento de avaliação, permitindo a análise do progresso no domínio dos conteúdos abordados e o aprimoramento das práticas iniciais de escrita. Apesar dos desafios e das limitações enfrentados na utilização dessa perspectiva teórica para as práticas de alfabetização, a intervenção promoveu uma prática mais crítica e contextualizada, incentivando reflexões sobre o papel social da escrita e a formação de uma visão mais ampla e consciente entre os alfabetizandos. Os achados deste estudo apontam caminhos para novas iniciativas que possam aprofundar a construção coletiva de uma didática histórico-crítica voltada às práticas de alfabetização. Nosso propósito não é esgotar a questão, mas sublinhar a relevância de iniciativas que promovam o aprofundamento dessa construção coletiva. Por fim, buscou-se contribuir para a consolidação de práticas pedagógicas que valorizem as múltiplas dimensões da linguagem escrita como instrumento de emancipação e cidadania. | por |
dc.description.abstract | This research is based on an analysis of the initial teaching-learning process of written language, focusing on current theoretical conceptions that underpin literacy practices. In this process, the active participation of both teachers and children must be considered, recognizing them as fundamental social agents. From everyday situations to the exploration of scientific knowledge that has been historically produced and is prevalent in a literate society, the study seeks to answer the following question: how can an intervention based on the principles of Historical-Critical Pedagogy foster the appropriation of written language, specifically concerning the letters of the alphabet and their variations in writing? This question reflects an issue that extends beyond the classroom, involving the teacher's role as a mediator and the need to rethink literacy practices in social contexts marked by economic and cultural inequalities. The core of this study is to investigate, from a historical-critical perspective, the appropriation of written language by literacy learners through a pedagogical intervention focused on alphabetic scripts. To achieve this goal, we used the Caderno de Sondagem - Diversas Grafias do Alfabeto (Gonçalves; Gonçalves, 2024) to identify the initial knowledge of literacy learners in the process of acquiring writing, specifically regarding our object of study. Based on this initial assessment, we developed a didactic intervention supported by didactic pedagogical resources, promoting the improvement of early teaching practices of written language. The research was conducted in a public school in Algodão de Jandaíra, a city in Paraíba, with students enrolled in the 2nd year of Elementary School. The methodological approach adopted in this study aligns with the qualitative paradigm. We adopted a pedagogical intervention research model as proposed by Damiani et al. (2013), which consists of planning and implementing interventions to improve learning processes. This approach introduces pedagogical innovations and evaluates their effects, contributing both to the production of educational knowledge and bridging pedagogical practice with academic research, allowing teachers to act as investigators of their practices. Data collection was carried out through observation instruments and records that documented interactions between participants. In interpreting the results, we used Conversation Analysis (CA) (Marcuschi, 2003). The theoretical framework that underpins the discussions includes authors such as Luria (2019), Marsiglia (2011), Martins (2023), Saviani (2021a), and Vygotsky (2009). The analysis of the intervention's impacts reveals that the Caderno Pedagógico - Jogos para Ensinar as Diversas Grafias do Alfabeto, designed as a theoretical-methodological resource for the initial teaching of written language, significantly contributed to a solid understanding of the social function of graphic variations of alphabet letters, as well as to a greater appreciation of cursive writing among students. This material, developed as a pedagogical product of research, can also be used as an assessment tool that allows for the analysis of progress in mastery of the content addressed and the improvement of early writing practices. Despite the challenges and limitations of applying this theoretical perspective to literacy practices, the intervention promoted a more critical and contextualized approach that stimulated reflection on the social role of writing and the formation of a broader and more conscious perspective among literacy learners. The findings of this study suggest avenues for new initiatives that can promote the collective construction of a historical-critical didactics for literacy practice. Our aim is not to exhaust the topic, but to highlight the importance of initiatives that deepen this collective construction. Finally, the study sought to contribute to consolidating pedagogical practices that value the multiple dimensions of written language as an instrument of emancipation and citizenship. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by franciele.medeiros.goncalves@aluno.uepb.edu.br (franciele.medeiros.goncalves@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-09T01:15:37Z No. of bitstreams: 2 Apropriaçao.da.Linguagem.escrita.Gonçalves,2025_compressed.pdf: 7866543 bytes, checksum: ccd83cc43604fa46f11fd06634a59d22 (MD5) Termo.de.Deposito-Dissertacao_2025.pdf: 105392 bytes, checksum: 9929b7350f8dc1e3695a9015d74dbfe6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by José Ricardo Vieira Gomes Carrasco (ricardogc84@servidor.uepb.edu.br) on 2025-07-10T05:25:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Apropriaçao.da.Linguagem.escrita.Gonçalves,2025_compressed.pdf: 7866543 bytes, checksum: ccd83cc43604fa46f11fd06634a59d22 (MD5) Termo.de.Deposito-Dissertacao_2025.pdf: 105392 bytes, checksum: 9929b7350f8dc1e3695a9015d74dbfe6 (MD5) | eng |
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dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Linguagem escrita | por |
dc.subject | Grafias do alfabeto | por |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Apropriação da linguagem escrita na abordagem histórico-crítica: o ensino das diferentes grafias do alfabeto | por |
dc.title.alternative | Appropriation of Written Language in the Historical-Critical Approach: Teaching the Different Letter Forms of the Alphabet | eng |
dc.title.alternative | Apropiación del Lenguaje Escrito en el Enfoque Histórico-crítico: La Enseñanza de las Diferentes Grafías del Alfabeto | spa |
dc.title.alternative | Appropriation du Langage Écrit dans l’Approche Historico-critique : L’Enseignement des Différentes Graphies de l’Alphabet | fra |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Apropriaçao.da.Linguagem.escrita.Gonçalves,2025_compressed.pdf | Gonçalves, F. M. (Dissertação, 2024) | 7.68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo.de.Deposito-Dissertacao_2025.pdf | Termo de Depósito | 102.92 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
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