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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5277
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Física: uma proposta para o ensino da espectroscopia das estrelas |
Autor: | Santiago, Armando da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Ataíde, Ana Raquel |
Primeiro membro da banca: | Freire, Morgana Ligia |
Segundo membro da banca: | Araujo, Thiago |
Resumo: | Frente ao panorama atual do ensino de Física e à falta de envolvimento dos estudantes nas aulas convencionais, alguns estudiosos da área destacam que, apesar dos desafios, a adoção de metodologias ativas pode oferecer uma alternativa promissora para dificuldades impostas por esse contexto. Tais abordagens fomentam a dinamicidade das aulas, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a habilidade de solução de problemas nos estudantes. Além disso, incentivam o trabalho em grupo, colaborativo e solidário, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e profissionais essenciais para a formação e atuação dos estudantes na sociedade. O trabalho relatou o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Física em turma de uma escola pública. Para isso foi construída uma sequência de ensino, tendo como aporte teórico a ABP e que aborda conteúdos espectroscopia das estrelas. Na aplicação do produto educacional foi utilizado método observacional, que tem o professor pesquisador como observador e participante. Este foi responsável pelos registros de processo, aplicação, análise e avaliação de formulários final através da técnica de observação direta extensiva. Sobre a ótica do pesquisador infere-se que o processo foi produtivo e eficaz, tanto do uso da metodologia, quanto da compreensão dos fenômenos físicos pelos estudantes que se dedicaram para cumprirem toda as atividades. Os estudantes também demonstraram dificuldades de concentração quando eram mais exigidos, seja no momento para criarem hipóteses ou para conceituarem um fenômeno físico. Com relação a adesão à metodologia ABP pelos estudantes, levando em conta a participação, o trabalho colaborativo e adaptação a metodologia, tivemos uma adesão expressa por respostas positivas de 90% dos estudantes. Dessa forma, pode-se considerar que ABP foi positiva e pode ser desenvolvida com temas de Física e com estudantes do ensino médio, além do mais pode-se explorar com temas de Física Contemporânea de forma satisfatória. |
Abstract: | Given the current challenges in Physics education and the lack of student engagement in traditional classroom settings, several researchers in the field highlight that, despite existing obstacles, the use of active methodologies offers a promising alternative. These approaches bring dynamism to the classroom, fostering creativity, critical thinking, and problem-solving skills, while also encouraging collaborative and supportive group work. Such practices are aligned with the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which promotes the development of personal and professional skills essential for students’ social and academic growth. This study reports the use of the active methodology Problem-Based Learning (PBL) in Physics education in a public high school class. For this purpose, a teaching sequence was designed based on the theoretical framework of PBL, addressing concepts related to stellar spectroscopy. The educational product was implemented through an observational method, in which the teacher-researcher acted as both observer and participant. This professional was responsible for documenting the process, applying the activities, analyzing outcomes, and evaluating final questionnaires using the technique of extensive direct observation. From the researcher’s perspective, the process proved to be both productive and effective, in terms of both the implementation of the methodology and students’ understanding of physical phenomena. Although students showed difficulties concentrating during cognitively demanding tasks, such as hypothesis creation or conceptualization of phenomena, their overall engagement was high. Regarding the adoption of PBL, 90% of the students responded positively, indicating significant participation, collaborative work, and adaptation to the methodology. Therefore, it is concluded that PBL had a positive impact and can be effectively applied to teaching Physics topics, including those from Modern and Contemporary Physics, in high school contexts. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Aprendizagem baseada em problemas Espectroscopia das estrelas |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
Citação: | SANTIAGO, Armando. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de física: uma proposta para o ensino da espectroscopia das estrelas. 2025. 165 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5277 |
Data de defesa: | 30-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
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